*Reportagem com vídeo
Apesar do tempo chuvoso e do frio, eleitores bolsonaristas estão em frente ao 26º GAC, em Guarapuava. Conforme convocação feita pelas redes sociais, os manifestantes prometem ficar em frente à sede do Exército, até que haja uma intervenção militar. A mobilização ocorre em várias cidades brasileiras, após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de domingo (30).
Em Guarapuava, manifestantes gritam palavras de ordem, como por exemplo, “venha para a rua”. Carros que passam pela avenida Manoel Ribas apoiam a manifestação buzinando. Uma empresária da cidade dá visibilidade com postagens de vídeos em redes sociais. Ela conclama os eleitores de Bolsonaro a se manifestarem e diz que não há prazo para o fim do movimento.
ESPECIALISTA DIZ QUE NÃO HÁ FRAUDE
Conforme postagens e comentários de bolsonaristas, Jair Bolsonaro teria vencido nas urnas, mas derrotado no algoritmo. Isso porque, usuários compartilham imagens de um gráfico da apuração de votos desse domingo (30). Afirmam que a ‘linearidade‘ das linhas com os votos em Jair Bolsonaro (PL) e em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicaria uma fraude com a ação de algoritmos.
Entretanto, conforme especialistas em computação e estatística consultados pelo Yahoo! Notícias, explicam que o gráfico é normal. E que não aponta qualquer indício de fraude nas eleições. De acordo com o professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jéferson Campos Nobre, esse tipo de gráfico é “comum nas nossas eleições”.
Ele também é especialista em segurança cibernética. Conforme o Yahoo, o especialista também constatou que não há lógica alguma na afirmação de que o gráfico referente ao Brasil indicaria uma suposta ação de algoritmos. Isso porque, segundo o site, embora não haja qualquer indício de fraude nas urnas do Brasil desde sua adoção em 1996, “um algoritmo poderia simular qualquer comportamento, se fosse o caso”.
Num grupo de Curitiba há a seguinte conclamação:
Paralelamente, apesar da intervenção da Polícia Militar o bloqueio nas rodovias continua. Conforme o Grupo BR-277, o trecho em Campo Largo, por volta das 14h está fechado. Confira o vídeo da manifestação em Guarapuava. Em Cascavel, a polícia usa bomba de gás lacrimogênio para dispersar manifestantes.
Leia outras notícias no Portal RSN.