A abertura da 10ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), ocorre a partir das 18h deste sábado (12), no ginásio do Colégio Vicente Rijo, em Londrina. Conforme a Agência Estadual de Notícias, a competição de rendimento tem a participação de diversos paratletas medalhistas e contará com 1.377 participantes, entre atletas, organizadores, arbitragem e dirigentes. As disputas encerram na terça (15).
De acordo com a Agência, a maior delegação será a de Cascavel, com 213 pessoas. Em seguida vem Curitiba com 212 participantes, depois Maringá, com 160. Guarapuava e Prudentópolis participam da competição. Contudo, a capital paranaense é a maior vencedora de todas as edições dos jogos desde a criação, em 2012. A primeira edição teve a participação de 900 atletas e, de lá para cá, houve um crescimento ano a ano.
Assim sendo, em 2019 os jogos tiveram a maior participação, 1.358 atletas. Em 2020 houve a paralisação por conta da pandemia e em 2021 a competição retornou de uma forma mais tímida, cumprindo todos os protocolos sanitários. Este ano os Parajaps voltam com a participação de 45 municípios.
MODALIDADES
Serão 16 modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha paralímpica, futsal, goalball. Além de golf 7, handebol, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo. E ainda, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.
Os Parajaps estrearam em 2012, em Londrina. Conforme as informações, a competição é similar aos Jogos Abertos do Paraná, e destina-se a atletas adultos de alto rendimento. Por fim, confira a programação completa no site oficial.
SERVIÇO
Hoje (12) às 18h
Ginásio de Esporte do Colégio Vicente Rijo
Av. Juscelino Kubitscheck, 2372 – Londrina
Entrada gratuita
Leia outras notícias no Portal RSN.