22/08/2023



Origami: conheça mais sobre a arte milenar muito praticada no Japão

A arte se popularizou na proporção em que o papel se tornou menos caro, com o desenvolvimento de métodos mais simples para a criação

Origami (Imagem: Reprodução/Youtube)

O origami é a arte da dobradura de papel. A palavra é oriunda do japonês ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel. Assim, a arte milenar consiste na criação de objetos e formas a partir de um pedaço de papel quadrado, sem cortá-lo, onde as faces podem ser de cores diferentes.

Muito praticada no Japão, a cultura do Origami japonês se diferencia das outras por cortar o papel durante a criação do modelo, ou iniciar com outras formas de papel que não a quadrada, podendo ser retangular, circular, etc.

De acordo com a cultura japonesa, a pessoa que fizer mil origamis pode ter um pedido realizado. Além disso, o origami se popularizou na proporção em que o papel se tornou menos caro, com o desenvolvimento de métodos mais simples para a criação.

COMO FAZER UM ORIGAMI

ARTE

Os estudiosos acreditam que a arte do origami tenha originado junto com o papel. Desse modo, os primeiros registros do surgimento do papel vêm da China, no ano de 105 d.C. Em 1950, ocorreu a grande divisão entre a antiga e a nova dobragem do papel, período que o trabalho de Akira Yoshizaka tornou-se conhecido.

Akira com algumas produções (Foto: Reprodução/Toda Matéria)

O artista japonês foi essencial para a difusão do origami e para elevá-lo à categoria de arte. Por fim, Akira dedicou toda a vida a essa arte secular e conseguiu criar mais de 50 mil modelos de dobraduras, ensinando muitos deles nos mais de 18 livros publicados. Ele faleceu em 2005.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo