22/08/2023



Economia

Programa fortalece comércio de Turvo

imagem-27259

O comércio varejista de Turvo, na região central do Paraná, mais forte e competitivo. Essa é a proposta do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio/PR para o município, com cerca de 13 mil habitantes. As entidades lançam, no próximo dia 07 de julho, às 19h30, no Salão Social da Igreja Presbiteriana, o Programa Varejo MAIS em Ação.
A iniciativa, que conta com a parceria da Associação Comercial, Empresarial e Agrícola de Turvo (ACET), reúne uma série de soluções empresariais, para incentivar empresários do comércio de pequeno porte a pensarem o posicionamento do negócio de forma mais efetiva e primando pela visão de mercado, com estratégia e planejamento. Ao todo, são 20 vagas para o Programa, que tem início em julho e termina em novembro.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Cecilio Max Batista, durante quatro meses, os empresários terão acesso a orientações e consultorias voltadas para melhorar a lucratividade e a competitividade do comércio e, ainda, aumentar as vendas e fortalecer a economia local.
“A realização do Varejo MAIS em Ação, em Turvo, é uma estratégia para contribuir com a evolução das empresas do comércio, o que incentiva as pessoas a realizarem compras no município e faz com que os recursos fiquem na cidade”, explica o consultor do Sebrae/PR. 
O Programa trabalha com um diagnóstico organizacional da empresa, levantamento realizado pelo próprio empresário. O objetivo é que o gestor do pequeno comércio identifique como está a atuação da empresa com relação ao atendimento, a estrutura física e a gestão financeira da loja. Com essas informações, os comerciantes têm subsídios para elaborar um plano de ação para a implantação de melhorias no pequeno negócio.
“No Varejo MAIS em Ação, são trabalhados com os empresários conteúdos sobre finanças, comunicação visual, atendimento e promoções coletivas, ministrados em workshops, oficinas e consultorias”, sinaliza Cecilio Max Batista. Ainda de acordo com o consultor, empresários de pequenas empresas do setor do varejo devem investir em qualificação para enfrentar os desafios característicos do setor.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava, Abrão José Melhem, observa que a realização do Varejo MAIS na cidade é uma vitória para o comércio local. “Temos certeza absoluta que será de grande proveito para melhorar e modernizar o atendimento. A realização do Programa é um grande benefício que o Sebrae/PR e a Fecomércio/PR estão levando para Turvo”, sinaliza Abrão José Melhem.
Para o presidente da Associação Comercial, Empresariale Agrícola de Turvo (ACET), Wesley Rickli Eurick, a realização do VarejoMAIS emAção no município significará um aumento da confiança e da autoestima dosempresários. “Com o Programa, teremos a oportunidade de preparar oscomerciantes e, também, os colaboradores para atender melhor os consumidores.Oferecer um bom serviço e atender cada vez melhor os clientes, bem comopreparar os estabelecimentos, ajudará a fazer com que as pessoas façam suascompras em Turvo”, observa o presidente da ACET.
O lançamento do Programa Varejo MAIS em Ação acontece no dia 7 de julho, às 19h30, no Salão Social da Igreja Presbiteriana. As vagas são limitadas.
Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo