22/08/2023
Cotidiano

Lei pode assegurar distribuição gratuita de preservativos em Guarapuava

O projeto de N. 32/2011 que normatiza a distribuição gratuita de preservativos masculino em Motéis e Estabelecimentos Similares no Município de Guarapuava, entrou em discussão ontem, terça-feira (21), na Câmara Municipal. O autor do projeto, vereador Thiago Cordova Silva, diz que a ideia surgiu durante várias reuniões com a 5ª Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. “Os órgãos da saúde de Guarapuava mostraram uma preocupação com relação ao problema das doenças sexualmente transmissíveis. Por isso elaboramos o projeto para tornar mais acessível para a população essa forma de prevenção, que o uso do preservativo”, fala o vereador.
 
Os preservativos serão doados pelo Governo Federal. Esse repasse foi o que mais causou preocupação no vereador. “Não sabíamos se o Governo teria condições de doar uma grande quantidade de preservativo para Guarapuava. Porém, essa incerteza acabou o mês passado quando recebemos 490 mil preservativos para serem distribuídos no município”, relata Thiago. O vereador ainda comenta que a remessa de preservativo assegura que a distribuição seja feita nos pontos determinados pelo projeto pelo menos até o final do ano.
 
O médico Fernando Pedrotti, da Secretaria Municipal de Saúde, explica é a forma mais eficaz de prevenção contra a Aids e Hepatites, além de outras doenças. “Essas doenças causam um impacto muito grande na qualidade de vida das pessoas e podem até levar a morte”, comenta o médico. Outro ponto mencionado por Pedrotti é que o acesso maior aos preservativos pode evitar a gravidez indesejada.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.