Com o verão se aproximando, nos lembramos que o protetor solar para o rosto é indispensável para proteger a pele dos efeitos nocivos causados pelos raios solares. Mas você sabe como escolher o protetor solar ideal para você? A dermatologista Aline Marcassi, orienta sobre como escolher o produto.
“Para peles oleosas ou mistas, o ideal é procurar protetores faciais com efeito matte, oil-free, em gel creme ou sérum, pois não pioram a oleosidade natural da pele. Para peles secas, existem protetores com ativos hidratantes, que ajudam a melhorar o aspecto da pele”. Além disso, a profissional deu dicas importantes para a hora de escolher o protetor. Confira:
DICAS
- Escolha do fator FPS: escolha protetores com FPS maior ou igual a 30. Quanto mais alto o FPS, melhor;
- Proteção contra raios UVA: verifique se o protetor protege também contra os raios UVA (ultravioleta A). Pode estar descrito na embalagem do produto com a sigla PPD, que é o fator de proteção contra o UVA;
- Pele com melasma: pacientes com melasma devem escolher um protetor com cor (ou passar um protetor branco e uma base por cima). A base ajuda a proteger contra a luz visível, porque o protetor branco não atua nesse espectro de luz;
- Escolha o produto correto: prefira protetores faciais para o rosto, principalmente se você tiver tendência à acne.
- Protetores resistentes à água: se você fica muito tempo na água, escolha protetores resistentes à água. E, mesmo assim, reaplique o produto a cada duas ou três horas.
É importante ressaltar que, além de proteger a pele dos raios solares, devemos também protegê-la da luz visível, como lâmpadas, TVs e celulares, pois esses podem acelerar o envelhecimento cutâneo. Também vale lembrar que os cuidados com raios solares devem se dar o ano todo e não apenas no verão.
Por fim, lembre-se de consultar um dermatologista para ter a recomendação correta de protetor solar facial de acordo com a individualidade que cada pele possui.
Leia outras notícias no Portal RSN.