O Governo do Paraná disponibilizou um edital para o processo licitatório da construção da Casa da Custódia em Laranjeiras do Sul. A Prefeitura Municipal informou que o edital publicado nessa quarta (21) propõe as normas da disputa que vai ocorrer no dia 30 de janeiro de 2023, às 9h30.
A obra de 10 mil metros quadrados vai ser construída no bairro Presidente Vargas no município. O prazo para execução é de 720 dias. De acordo com a prefeitura, a Casa de Custódia no valor de R$ 41,8 milhões vai representar um aumento substancial na capacidade de geração de emprego e renda desde a fase de construção.
Assim, a Fase 1, contempla a elaboração de projeto básico, executivo de Arquitetura e Engenharia. Já a Fase 2, contempla a execução da obra com área de aproximadamente 9.948,86m².
OBRA
Ainda conforme a Administração, a unidade prisional de Laranjeiras do Sul é um regime diferenciado. Sendo assim, estão previstas a construção de pavilhões industriais que possibilitam aos apenados a execução de trabalhos, com a possível diminuição de pena pelo tempo de trabalho.
Além disso, a obra também vai impactar no desenvolvimento daquela área de expansão urbana. Isso porque, a construção vai trazer serviços de infraestrutura que beneficiarão toda a Região. Por exemplo, rede de esgoto, reforço da rede de energia, instalação de fibra ótica e pavimentação asfáltica. Além de rede de drenagem, construção de edificações comerciais, serviços, residências.
A prefeitura também informou que ao contrário do senso comum, a Casa da Custódia vai oferecer maior segurança. “Transformará a nossa cidade num polo de segurança pública, incentivando criação de mais uma Vara específica de Justiça. Assim como, vai ampliar as atividades do Departamento Penitenciário do Estado (DEPPEN) e incremento das ações relacionados ao serviços da justiça comum”.
O imóvel que a prefeitura doou com aval da Câmara de Vereadores, tem uma área total de 43.878,80m². Sem benfeitorias, o local fica no Loteamento Prefeito Amandio Ziguer Babinski, no bairro Presidente Vargas.
Leia outras notícias no Portal RSN.