22/08/2023
Cotidiano

Segurança no trabalho será debatida em Guarapuava na sexta

imagem-27444

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde promove, na próxima sexta-feira (1º), em Guarapuava o 2º Ciclo de Debates em Segurança e Saúde no Trabalho. O evento, que será realizado a partir das 08h00 no Hotel Atalaia, tem como objetivo adequar e confirmar as diretrizes para a Política Estadual de Saúde do Trabalhador 2011/2014. O ciclo de debates conta com apoio do Conselho Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), da 5ª Regional de Saúde e das centrais sindicais.
De acordo com Luis Ciunek (foto), um dos coordenadores do Ciclo em Guarapuava, o evento também terá como objetivos estruturar e manter a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) no Paraná; estimular o fortalecimento do controle social no âmbito da saúde do trabalhador; aprimorar a rede de informação em saúde do trabalhador; implantação e estruturação do sistema de comunicação em saúde do trabalhador no SUS do Paraná; vigilância em saúde do trabalhador; política de capacitação na área da saúde do trabalhador; além de ações intersetoriais.
“Além disso, teremos como foco a reivindicação, através de um manifesto público, da Superintendência Regional do Trabalho para Guarapuava e cobrar das autoridades para que o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) saia efetivamente do papel e passe à prática”, explica Luis Ciunek. Conforme ele, através do Cerest, os profissionais poderão ser atendidos diretamente nas especialidades de acordo com a sua atividade. “Um clinico geral atende a todas as pessoas. O especialista em medicina do trabalho vai atuar diretamente no problema que afeta o profissional de cada setor. O trabalho na construção civil é diferente do trabalho em um restaurante, por exemplo. As prováveis doenças ou acidentes dos dois setores são diferentes.
Para o Ciclo em Guarapuava os organizadores distribuíram 200 convites entre todos os setores do município que têm trabalhadores em risco de acidentes ou prevenção.
 
Prevenção
 
Na avaliação do coordenador da Sist em Guarapuava e técnico da Vigilância Sanitária do Município, Altair Ângelo dos Santos, o evento é fundamental para a coleta de propostas para o debate estadual. “Assim como as conferências municipais de saúde, que estão acontecendo nos municípios para a coleta de propostas a serem apresentadas em nível estadual, o Ciclo também vai contribuir para a melhoria das condições de trabalho e na prevenção dos acidentes”, enfatiza.
 “A prevenção só é importante para algumas pessoas quando acontece um acidente. Quando há prevenção eficiente os acidentes são evitados. Só se dá a devida atenção quando acontece um acidente próximo a nós, aí se sente a falta da prevenção”, acrescenta Altair.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.