A partir do dia 11 de janeiro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) passa a atender a população em Guarapuava. Os pacientes dos 20 municípios que fazem parte do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região de Saúde do Paraná (CIS5) também estão incluídos no atendimento.
Conforme o comunicado do órgão, o novo ambulatório substituí o CIS Centro-Oeste e o Cisgap, que encerraram as atividades no fim de dezembro de 2022. Contudo, a sala de vacinas que, atualmente fica no prédio do agora antigo Cisgap vai continuar em funcionamento pelos próximos dias.
SOBRE O CIS5
Os profissionais que atuam no CIS5, passaram pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) feito em 2022. Agora, eles atuarão no AME, bem como, no Samu Regional.
No total, serão atendidas cerca de 15 mil pessoas na área de cobertura do AME. Desse modo, o objetivo é fazer com que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebam atenção especializada em diversas áreas, sem se deslocar para lugares distantes.
De acordo com a diretora executiva do CIS5, Maria José Mandu Ribeiro Ribas, a nova estrutura física permite que o atendimento aumente gradativamente. “Desse modo, traz benefícios para a população, com atendimento eficaz, e de maior resolutividade. Com 140 salas, o local tem capacidade para acolher de 500 a 700 pessoas por dia”.
Para o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, que também é o presidente do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região, o funcionamento do AME representa uma grande avanço para a Região.
Nossa Região, pela grande extensão que tem, precisa destes serviços. Nossa população merece o cuidado que vamos oferecer a partir do funcionamento do Ambulatório Médico de Especialidades. Me sinto feliz com essa conquista, mas isso também me motiva a trabalhar ainda mais para que as pessoas recebam um tratamento de saúde adequado.
ATENDIMENTOS
Vale ressaltar que para o atendimento, o paciente precisará ser encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Passando assim pela consulta médica nas unidades mais próximas de casa. Quem faz o encaminhamento, é a Secretaria de Saúde do município, por meio de agendamento, que identifica a característica da necessidade e, em seguida, direciona a pessoa ao AME.
ESPECIALIDADES
Entre as especialidades, o AME oferece oftalmologia, dermatologia, angiologia, cirurgia geral, neuropediatria e otorrinolaringologia. Além de ortopedia, gastroenterologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ortopedia e traumatologia. Bem como, ginecologia obstetrícia, urologia, anestesiologia e pediatria de alto risco.
Leia outras notícias no Portal RSN.