O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu o edital de licitação para execução das obras remanescentes das vias marginais da PR-466 em Pitanga. A disputa será em 31 de março no portal de compras do Banco do Brasil.
As obras estavam paralisadas desde dezembro de 2021, após desmobilização feita pela empresa vencedora da primeira licitação. A contratação ocorreu em 2018.
A PR-466 é a principal ligação de Guarapuava com o Norte e o Noroeste do Estado. Por isso, as obras nas marginais darão acesso ao complexo de indústrias da Região, separando o trânsito urbano das conexões dos caminhões de carga e dos ônibus dos funcionários.
LICITAÇÃO
A licitação vai ocorrer pela modalidade Contratação Integrada. Dessa forma, ela prevê a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia. Bem como, a execução da obra, todos no mesmo contrato.
Neste processo, o valor estimado da obra é sigiloso, gerando assim uma disputa mais acirrada das disputas de preços entre os participantes. Mas só vence a licitação a proposta com o valor mais baixo que tiver a documentação de habilitação aprovada pela comissão de julgamento do DER/PR.
A obra em maioria já está com a terraplenagem executada, mas por conta da paralisação alguns trechos foram deteriorados pelo desgaste natural. A recuperação dos segmentos vai acontecer por meio do novo edital.
Além disso, estão previstas pavimentação, instalação dos dispositivos de drenagem com sarjeta no canteiro central e calçadas com piso tátil. Como também, a instalação de ciclovias, meios-fios, abrigos de ônibus, defensas metálicas, além da sinalização vertical e horizontal.
EXTENSÃO
As marginais serão implantadas em trecho de 4,2 quilômetros de extensão. Dessa forma, somando as duas margens, serão 8,4 quilômetros de obras em novas pistas. Por fim, o prazo de execução será de 15 meses, a contar após emissão da ordem de serviço.
Leia outras notícias no Portal RSN.