Os órgãos públicos do Paraná estão com quase 400 vagas de estágio abertas em todas as regiões do Estado. Desse modo, as oportunidades atendem estudantes do Ensino Médio, Ensino Médio Técnico e Ensino Superior.
A informação é da Central de Estágio do Paraná, divisão da Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP). Assim, as vagas são exclusivas para que os estagiários atuem nos órgãos da Administração Pública (Secretarias de Estado, autarquias e universidades estaduais).
Além disso, a Central reúne vagas para estágio obrigatório não remunerado para cursos que têm essa exigência. O cadastro do estudante e candidatura para as vagas são feitos apenas pelo site.
Os estagiários do Governo do Paraná recebem bolsa-auxílio, vale transporte e após 180 dias úteis têm direito a recesso remunerado. Os contratos são de dois anos.
14 MIL JÁ CONTRATADOS
Entre 2019 e 2022, 14.331 estudantes fizeram estágio remunerado e supervisionado em órgãos públicos do Paraná. A Central de Estágio administra o sistema que, além de fazer a gestão da folha de pagamento dos estagiários, permite que um servidor supervisor acompanhe e avalie todas as atividades.
As vagas são para órgãos públicos, mas qualquer estudante pode atuar, mesmo matriculado em instituições de ensino públicas ou privadas. O candidato precisa estar cadastrado no sistema da Central de Estágio.
INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Para que os estudantes possam participar dos processos seletivos na Central de Estágio, a instituição de ensino precisa firmar um convênio com o Governo do Estado. Hoje são mais de 4.407 instituições, entre públicas, privadas e de nível Médio, Técnico e Superior, cadastradas na Central do Estágio.
Conforme o Estado, é importante que a instituição atualize os dados de maneira periódica. Dessa forma, ela garante que os contratos dos estudantes não corram o risco de serem interrompidos.
Todo o processo de atualização ou de requerimento para um novo convênio pode ser realizado pela internet no portal da Central de Estágio no menu Instituição de Ensino > Solicitação de Convênio.
Leia outras notícias no Portal RSN.