22/08/2023



Cotidiano Região

Castração de animais atinge quase a totalidade em Prudentópolis

Castramóvel vai contribuir ainda mais com as ações que, além de dar tratamento humanizado, combate doenças como as zoonoses

CASTRAMÓVEL

Prudentópolis equipe castramóvel (Foto: Reprodução/Nossa Gente)

Em breve a causa animal em Prudentópolis vai contar com um castramóvel para a esterilização de pets. O ‘trailler‘ que já se encontra com a Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis (Apasfa), está com cerca de 80% dos equipamentos necessários. De acordo com Edi Staziacki, que preside a entidade, o ‘trailler‘ chegou durante a pandemia.

O que ocorre é que as emendas parlamentares que possibilitam o veículo, não previam equipamentos. Fica por conta da Prefeitura. No caso de Prudentópolis, conforme informações, a parte que falta está sendo licitada. “A prefeitura já investiu R$ 119.395,60 na compra de balança, autoclave 21L, foco cirúrgico, aspirador. Além de monitor multiparamétrico, colchonete, aparelho de anestesia e kit castração”.

Enquanto isso, o ‘trailler‘ encontra-se estacionado na Apasfa. Conforme Edi, como o Município doou uma área anexa onde funciona o canil, está sendo construído um abrigo. O espaço destina-se a “cães, gatos e animais em geral, rejeitados, abandonados e maltratados”. Eles são resgatados por voluntários. São animais abandonados que sofrem atropelamentos, acidentes ou maus tratos e encaminhados para atendimento veterinário.

Nesse local, conforme a entidade, a ideia é criar uma clínica e dar suporte também à castração. “Precisamos assinar convênios, inclusive com a Prefeitura para que possamos continuar o trabalho. Queremos trazer estudantes, veterinários que não possuem clínicas”. De acordo com Edi, hoje uma das fontes de renda são recursos da ‘Nota Paraná’, e mais de 700 animais encontram-se esterilizados.

Também fazemos arrecadação em eventos. Temos urnas de doação espalhadas no comércio. Promovemos rifas e bazares. Contamos também com a doação de ração, remédios e produtos de limpeza e lares temporários. Essa união permite que praticamente todos os animais que encontram-se pelas ruas, atualmente, estão castrados.

Para que a castração não pare, por se tratar de política pública, de prevenção à zoonose e outras doenças, o Governo do Estado possui o programa Castrapet. Disponibilizado aos municípios, o serviço oorreu nos dias 7 e 8 de março deste ano. A solicitação foi feita pelo vereador Maurício Bozak. Conforme a Assessoria de Comunicação do Município, 240 animais foram castrados em dois dias.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo