Uma ação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Guarapuava busca capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, também quer contribuir com a geração de trabalho e renda para o enfrentamento da invisibilidade.
O projeto, intitulado “Organização coletiva e economia solidária com mulheres em situação de vulnerabilidade social”, é coordenado pela professora da Angela Maria Moura Costa Prates, da Unicentro. De acordo com ela, a ação busca auxiliar as mulheres na organização coletiva e desenvolvimento de empreendimentos solidários.
Nos trabalhos com grupos de mulheres, a equipe da universidade apresenta diversas temáticas. Entre elas, direitos sociais, civis e políticos. Assim como de gestão cidadã, democracia e participação social, violência de gênero, empoderamento, cooperativismo e economia solidária.
Conforme a coordenadora, os assuntos promovem um ciclo de entendimento mais amplo sobre a mulher no século 21. Ela explica que a Incubadora Social da Unicentro apoia, assessora e fortalece a luta por melhores condições de trabalho e renda para o sustento da mulher e também das famílias delas.
Também queremos organizar visitas técnicas destas mulheres a outras organizações coletivas e movimentos sociais para que elas conheçam como tudo acontece na prática. Estamos vivendo um novo momento das mulheres na educação, no mercado de trabalho e nas rotinas familiares.
A iniciativa teve planejamento com a participação de mulheres representantes de universidades de todo o Paraná. Assim, há diversas linhas de atuação, que incluem áreas como saúde da mulher, a efetividade das políticas públicas e gestão para emancipação.
(*Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Leia outras notícias no Portal RSN.