Um novo padre vai fazer parte da Diocese de Guarapuava a partir deste domingo (19). O diácono Anselmo Freski Oliveira será ordenado padre em Pinhão. A cerimônia, às 15h, na paróquia Divino Espírito Santo de Pinhão, representa a conclusão de muitos anos, de trabalho do processo de formação do novo padre.
Filho de Alcione Mendes de Oliveira e da Maria do Belém Freski, Anselmo nasceu em 1992 em Pinhão. Conforme a Diocese, em 2013, aos 21 anos, ele participou dos encontros vocacionais do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava.
Logo depois, ele começou a cursar o “propedêutico”, etapa preparatória para os seminaristas que desejam continuar os estudos para se tornarem padres.
De 2015 a 2017, ele ministrou no seminário de Filosofia Bom Pastor, em Francisco Beltrão. Além disso, Anselmo cursou filosofia no Instituto Sapientia de Filosofia, etapa conhecida como discipulado.
Em 2018, ele iniciou a última etapa de estudos, a “configuração”, no Seminário Maior Nossa Senhora de Belém de Curitiba. Em seguida, Anselmo estudou teologia na Faculdade Claretiana de Teologia e ao se formar, iniciou o trabalho pastoral na paróquia Sant’Ana, de Laranjeiras do Sul.
Lá, Anselmo recebeu a ordenação pelas mãos do bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva em 2022. Agora, portanto, ele vai continuar a caminhada como sacerdote, trabalhando como vigário.
Leia outras notícias no Portal RSN.