A Secretaria de Meio Ambiente de Guarapuava abriu inscrições para a nova Cooperativa de Recicláveis do município. O prazo de inscrições começa nesta segunda (20) e vai até 31 de março. Os interessados podem se inscrever em qualquer uma das quatro unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h30 às 11h e das 13h30 às 16h30.
Guarapuava foi contemplado pelo Programa “Recicleiros Cidades” que repassa recursos aos municípios. Assim sendo, os valores podem chegar até R$ 5 milhões para a melhoria do sistema de coleta seletiva, bem como no fortalecimento de organização de catadores pelo período de cinco anos.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Germano Toledo Alves, os cooperados vão receber um pagamento mensal de um salário-mínimo.
Nessa parceria o Instituto Recicleiros vai investir na estruturação do galpão de triagem, onde ficará instalada a cooperativa. Então, o barracão será reformado, terá equipamentos, assessoria técnica e financeira, garantindo o pagamento de um salário-mínimo para cada cooperado nesse início de formação da cooperativa.
A partir de hoje (20), serão duas semanas para a efetuar a inscrição que será feita presencialmente. O candidato dever preenche com o atendente nas unidades do Cras ou pelo do link disponível. De acordo com a diretora de projetos ambientais de Guarapuava, Selba Peres Lopes, após o cadastro, haverá uma seleção.
Serão abertas as inscrições para essas pessoas que tenham interesse em fazer parte da nova cooperativa de catadores que será criada no município. Logo depois das inscrições, por meio da parceria da Prefeitura de Guarapuava com o Instituto Recicleiros, será feita a seleção. Vamos acompanhar todo o processo e todas as etapas.
Para participar, é necessário a apresentação da carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Além disso, a idade mínima para participar é 18 anos. Por fim, confira o endereço das quatro unidades do Cras em Guarapuava, clique aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.