Enquanto não se resolve o impasse sobre a modelagem do pedágio, o Governo federal anunciou mais R$ 284 milhões para as rodovias do Paraná. Essa liberação se soma aos outros R$ 439 milhões para recape, construção e manutenção corretiva, em especial na BR-277. O total é de R$ 724 milhões, conforme informou o deputado Arilson Chiorato (PT) e Luiz Claudio Romanelli (PSD). Além do ministro Renan Filho e os parlamentares da bancada federal.
De acordo com Chiorato, esse foi o primeiro encontro para buscar uma alternativa que concilie uma tarifa justa de pedágio. É a execução de obras nos mil quilômetros de estradas paranaenses com concessão à iniciativa privada pelos próximos 30 anos. Conforme o deputado, estão previstas duplicações, construção de terceiras faixas e acostamentos, além de contornos e viadutos.
R$ 250 MILHÕES EMPENHADOS
Participaram também a diretoria e técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. A agência é a responsável pelo edital do leilão que será elaborado após a definição do novo modelo.
“Os valores liberados pelo Governo Federal ao Paraná, em pouco mais de dois meses, superam em três vezes o orçamento de 2022 do Governo Bolsonaro para as rodovias paranaenses. Isso significa o empenho do Governo Lula em solucionar a situação das estradas do Paraná. Agora, com a chegada dos recursos, vamos conseguir discutir com seriedade o tema pedágio”.
Conforme o deputado Arilson, dos R$ 439 milhões disponibilizados pelo Governo Federal para as obras, R$ 250 milhões já estão empenhados para execução dos serviços. A BR-277 já está em recuperação e manutenção corretiva.
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