22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Neste domingo tem Cerimônia da Luz na Loja Acácia do Terceiro Planalto

Cerimônia é aberta ao público e em seguida haverá jantar à base de pizza. O custo do jantar é de R$ 25 por pessoa

DeMolay

Jovens do DeMolay de Guarapuava (Foto: Divulgação)

Neste domingo (2) às 18h a Ordem DeMolay promove a ‘Cerimônia da Luz’. A solenidade ocorre na Loja Acácia do Terceiro Planalto, seguido por jantar à base de pizza. A cerimônia é aberta ao público. O convite para o jantar tem o custo de R$ 25 por pessoa e podem ser comprados na hora e crianças até cinco anos não pagam.

De acordo com o Mestre Conselheiro (MC) do Capítulo Eugênio Mancuello nº 364, João Pedro Cordova, a Ordem DeMolay é uma instituição paramaçônica centenária voltada a jovens (masculino) entre 12 e 21 anos de idade. Conforme a Ordem, o objetivo é o aprimoramento pessoal e a prática das sete virtudes cardeais.

O patrono Jacques DeMolay, foi o 23º e último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários. O fundador do DeMolay Frank Sherman Land, usou das histórias de vida e morte dele para criar os preceitos básicos da Ordem.

As reuniões que, em Guarapuava, ocorrem quinzenalmente, aos domingos, procura ensinar aos jovens sobre os preceitos do DeMolay, fortalecendo o caráter e formando homens bons e corretos cidadãos. Entretanto, não se pode confundir a Ordem DeMolay com religião. Isso porue o entendimento é que nenhum Deus é adorado, por mais que seja exigida a crença em um ser superior para que faça parte da Ordem.

SETE LUZES

A Ordem DeMolay invoca sete luzes que iluminam os caminhos conforme a passagem pela estrada da vida. Simboliza tudo que é bom e correto. São elas: o amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Quem deseja conhecer um pouco mais sobre a Ordem Demolay, basta presenciar a ‘Cerimônia da Luz’.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.