22/08/2023

Só para maiores

imagem-28133

 

Por Cristiano Martinez

 

Historicamente, as duas grandes editoras de quadrinhos no mundo, Marvel e DC Comics, sempre travaram uma luta acirrada pela liderança na vendagem de gibis de super-heróis. De um lado, Homem-Aranha, X-Men, Hulk; do outro, Batman, Super-Homem, Mulher-Maravilha. Todos com imenso apelo popular.

 

Se existe quase um empate no duelo entre super-heróis, no segmento de quadrinhos para o público adulto a DC Comics dá de goleada em sua arquirrival. Desde os anos de 1980, essa editora publica o selo “Vertigo”, que reúne histórias protagonizadas por gente comum, sem o uso de uniformes espalhafatosos e superpoderes. O grande lance é o espaço destinado ao suspense e terror, com altas doses de conteúdo pesado (violência e sexo).

 

No Brasil, as histórias mais adultas da DC podem ser lidas, todos os meses, na revista “Vertigo” (publicada pela brasileira Panini Comics).

 

Pensando no sucesso desse filão, nos últimos anos a Marvel começou a investir pesado em histórias de terror e suspense. Na verdade, ela simplesmente aproveitou o potencial de alguns personagens já existentes para focar num tipo de público mais adulto. Assim, o Motoqueiro Fantasma foi um deles que ganhou maior espaço e visibilidade na nova série.

 

Desde sua primeira aparição (nos anos de 1970), o personagem sempre esteve envolto numa aura sobrenatural. É a história do motoqueiro Johnny Blaze, que vendeu sua alma ao demônio para ganhar poderes sobrenaturais. A adaptação feita para o cinema, com Nicholas Cage no papel principal, não chega nem perto desse universo satânico.

 

Reunindo séries como essa, a Panini Comics lançou ao final do ano passado a revista “Marvel Terror”. Sem periodicidade definida, foram publicadas até agora somente duas edições. Na mais recente, são apresentadas as aventuras de três personagens: Motoqueiro Fantasma, Satana (a “filha do demônio”) e Múmia Viva.

 

De todos eles, Motoqueiro é o que tem maior destaque, ocupando boa parte das 148 páginas do gibi. Sua história envolve a segunda encarnação do “espírito da vingança”, na pele de Danny Ketch, que precisa enfrentar forças do além para manter o equilíbrio do universo.

 

Com a revista nas bancas, espera-se que a aposta da Panini tenha sobrevida no mundo concorrido das HQs.

 

NOVA ESTAMPA

Textos, vídeos e podcasts sobre cultura pop, acesse: novaestampa.blogspot.com

 

SERVIÇO:

HQ: “Marvel Terror” (2011)

Artistas: Vários

Preço: R$ 17,90 (sem o frete)

Onde adquirir: www.paninicomics.com.br

 

Imagem: web.hotsitepanini.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo