Uma solenidade às 18h deste sábado (29), vai marcar a posse da professora Maria Magdalena Nerone, na presidência da Academia de Letras Artes e Ciências de Guarapuava (ALAC). A cerimônia ocorre no Salão Votorões do Kuster Hotel.
Constituída por 40 cadeiras a Alac existe no Município desde 24 de novembro de 2001. Conforme a Academia a finalidade é cultivar e divulgar o vernáculo e a literatura. Assim como promover atividades artísticas e científicas voltadas ao desenvolvimento cultural de Guarapuava e Região.
Entre os feitos da Alac, de acordo com a Academia, destaca-se a criação do Instituto Histórico de Guarapuava, em 2008. Hoje as duas instituições ocupam a mesma sede, a Casa Joaquim Cardoso Teixeira. Construída em 1897, localiza-se à Rua Pinheiro Machado, 1827, sempre aberta ao público.
De acordo com a historiadora Zilma Haick Dallavecchia, uma das imortais da Academia, a cada Cadeira corresponde um Patrono. “Os membros fundadores são os primeiros ocupantes de cada Cadeira. Com o falecimento de um membro Fundador, a Cadeira fica vaga e é preenchida pelo sucessor, eleito pela Assembleia.
Leia outras notícias no Portal RSN.