22/08/2023


Cotidiano Economia Guarapuava

Filhos devem gastar em média R$ 160,95 no presente de Dia das Mães

Pesquisa apontou que os guarapuavanos preferem comprar o presente no comércio local. Cerca de 48% optam por roupas ou calçados

pexels-yan-krukau-6210191

Pesquisa apontou que os guarapuavanos preferem comprar o presente no comércio local. Cerca de 48% optam por roupas ou calçados (Foto: Reprodução/Pexels)

O comércio de Guarapuava deve ter um ‘boom‘ devido ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (14). Isso porque uma pesquisa do Instituto DataCenso aponta que os filhos vão gastar em média R$ 160,95 e devem comprar o presente para as mamães nas lojas da cidade.

A data comemorativa é a segunda melhor do ano para o comércio. De acordo com os dados, mais da metade dos entrevistados afirmou que vai comprar no comércio local. Entre os tipos de presente, cerca de 48% dos consumidores estão em busca de roupas ou calçados e 31%, preferem perfume ou cosméticos, 6% acessórios e 6% eletrônicos.

Além disso, as lojas físicas aparecem como as preferidas dos moradores com 56%, as lojas virtuais ficam logo atrás com 32% e em seguida vem as lojas do shopping, com 8%. O maior movimento do comércio será mais perto da data, já que 62% dos consumidores vão deixar para garantir o presente nesta última semana. Isso porque eles esperam encontrar preços e promoções especiais, contra 38% que preferiu se adiantar.

BRASIL

Em relação ao nível nacional, a expectativa do comércio para o feriado também não será diferente. Conforme o levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 51,8% dos brasileiros pretendem comprar presentes para data. O levantamento conta com 1.663 entrevistados, sendo que 30,2% não têm a intenção de fazer compras no período, enquanto outros 18% não sabem.

A maioria das compras deve ser feita em pequenos estabelecimentos e comércios (46,2%). Já a maioria pretende adquirir produtos de forma presencial, em lojas físicas (61%). A área de vestuário segue como um dos principais itens para presentear as mães.

Além disso, a pesquisa também indica que os presentes da área de beleza, além de joias e bijuterias, continuam como opção de compra de cerca de 61,5%. As áreas de móveis e eletrodomésticos, além dos digitais, alcançam cerca de 36,2%. Chocolates são mencionados por 15,7% das preferências.

(*Com informações da Agência Brasil e Acig)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo