22/08/2023
Cotidiano Região

Criação do geoparque de Prudentópolis continua avançando

Geoparque de Prudentópolis: começa agora o inventário do patrimônio cultural envolvendo comunidades e escolas da cidade e do interior

geoparque2

Reunião sobre o geoparque em Prudentópolis (Foto: Ascom/Prefeitura de Prudentópolis)

A proposta de implantação do primeiro geoparque estadual, em Prudentópolis, avança significativamente. A prefeitura atualizou o Plano Municipal de Cultura. Também definiu o plano de trabalho com estratégias para os próximos 10 anos. Outra ação recente, conforme o trabalho, ocorreu na última segunda (15), envolvendo diretores de escolas municipais. Trata-se de escolas localizadas na cidade e na área rural onde existem geossítios do Geoparque Prudentópolis.

De acordo com a administração municipal, a reunião deu encaminhamentos para a execução do Inventário do Patrimônio Cultural. “Esse um trabalho que irá identificar e registrar os bens culturais tão importantes para a valorização da identidade do Município. Ao mesmo tempo será uma das bases para o Geoparque Prudentópolis”.

Para abordar esse tema, a equipe de coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Almir Pontes Filho, que é geógrafo e arqueólogo, e a historiadora Cristina Carla Klüppel abordaram a importância da Educação  nesse processo. “Trata-se de um trabalho participativo, envolvendo os professores, os alunos e consequentemente atingindo as comunidades detentoras da sua memória”.

Um dos geossítios do município (Foto: IAT)

Conforme a secretária de Turismo, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim, a preservação desse patrimônio deve envolver as comunidades no interior do município. “A educação é uma peça importante nesse processo, bem como a cultura que se fortalece e amplia sua área de atuação”.

OUTROS ENCONTROS

Além dessa reunião, já ocorreram duas oficinas como forma de integrar a população ao projeto. Uma delas no geossítio Pinheiro de Pedra, exclusiva para moradores da localidade. A outra, no geossítio Salto São João, especificamente para guias de turismo, conforme a administração. Estão em andamento ainda os inventários patrimoniais, ações de conservação, de divulgação e educação, com folhetos, cartilhas e painéis educativos.

Participaram da reunião a Secretária de Educação (Eliane Dal Pisol) e os servidores Selma Filla Szklar e Joana R. M. Casiaano, Secretária da Cultura (Nadir Vozyvoda), Secretária de Turismo (Cristiane G. B. Rossetim) e os servidores Fabio Preisner, Paulo Roberto Alves de Ramos e Oksana Jadvizak.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo