O Sindicato dos Docentes (Adunicentro) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) decidiu em assembleia nessa quarta (7), pela suspensão da greve na universidade e retorno das aulas na segunda (12). Apesar da suspensão, a assembleia decidiu pela manutenção de estado de greve.
Ontem, a greve completou 16 dias. De acordo com o sindicato, a paralisação teve adesão de cerca de 60% a 70% de adesão dos professores. A decisão do Estado de não dialogar com grevistas provocou críticas por parte da Adunicentro. Uma vez que o sindicato afirma que não houve diálogo nem com não grevistas desde de 2016.
“Tanto que estamos com 42% de defasagem inflacionária nos salários. Também parece que não negocia nem com os reitores, pois a proposta de melhoria da carreira está parada nas instâncias do Governo desde que houve o envio para análise”.
Na quinta (1°), o Governo do Estado convocou os reitores da sete universidades estaduais para uma reunião para tratar da tramitação dos Planos de Carreira dos servidores das instituições de ensino superior paranaenses.
Na reunião, os representantes governamentais assumiram o compromisso de retomar os estudos para a reformulação do Plano de Carreira Docente. Isso desde que as atividades de todas as universidades voltassem à normalidade.
Leia outras notícias no Portal RSN.