Começa nesta quinta (15) e segue até domingo (18) a fase regional da 65ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (Jap’s). A competição tem como principal característica reunir diferentes gerações de jovens de 17 anos a atletas de 70 anos ou mais. O Governo do Estado promove os jogos por meio da Secretaria de Estado do Esporte. Mas também conta com o apoio das prefeituras municipais. Os Japs envolvem nesta edição 807 equipes e 11.826 participantes, somando atletas e dirigentes.
Serão 12 municípios-sede: Campo Largo, Prudentópolis, Ribeirão do Pinhal, Florestópolis, Nova Esperança, Umuarama, Ubiratã, Guaraniaçu, bem como Coronel Vivida, São Mateus do Sul, Missal e Jardim Alegre. Em seguida, a segunda fase da regional vai ocorrer entre os dias 30 de junho e 2 de julho nestas mesmas cidades. A etapa regional define os classificados para a fase macrorregional, que será do dia 31 de agosto ao dia 3 de setembro em Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos.
Nesta semana, seis modalidades estarão em disputa: vôlei, handebol, bolão, bocha, futsal e basquete. A idade mínima para participação é 17 anos, porém não existe limite de idade máxima. Conforme o diretor de Esportes da Secretaria Cristiano Barros, a oportunidade de colocar diferentes faixas etárias em um mesmo alojamento propicia uma troca de experiências importante.
Os jogos têm esse caráter de rendimento esportivo, mas também de integração entre diferentes faixas etárias. Então alguns atletas poderiam ser avós de outros que estão iniciando uma trajetória esportiva, e estão na mesma competição, mesmo que em modalidades diferentes.
Os resultados da fase regional podem ser acompanhados no aplicativo da Paraná Esporte. Na plataforma tem as informações dos jogos em tempo real e está disponível no Google Play. Por fim, os cronogramas completos podem ser conferidos aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.