22/08/2023
Cotidiano

Olimpíada rural: competindo pela integração

imagem-28425

O município de Turvo (PR) promove, nos dias 3 e 4 de setembro, a III Olimpíada Rural de Turvo. O evento acontecerá no CTG Rincão do Pinhal, juntamente com a II Expo Turvo. A abertura será no Salão Social da Igreja Presbiteriana, às 8h, e contará com duas mesas redondas: a primeira, com a participação de representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Turvo, com o tema os Resultados de Leite e Pastagem. Para encerrar a manhã, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) discutirão os assuntos segurança alimentar e diversificação da propriedade.
 
Após o almoço, cedido pelo município, as mais de 20 equipes inscritas, cada uma com até 40 participantes, iniciam as provas nas divertidas disputas de pegar o frango, fazer o melhor prato típico, corrida de porcos, corte do tronco e pegar o porco no barro.
Em 2010, cerca de oito mil pessoas participaram da Olimpíada.
 
Este ano, a expectativa da organização é que este número seja ainda maior. "A Olimpíada Rural está se tornando um evento tradicional no interior do Estado, por isso Turvo está se preparando para receber um grande público nestes dois dias", ressalta Marcos Seguro, prefeito da cidade.
 
Coroamento
 
Como boa festa interiorana, a Olimpíada Rural de Turvo terá a escolha da Rainha. A ganhadora da coroa, além do título e do tradicional buquê de flores, conquista pontos preciosos para a sua equipe. A premiação será em dinheiro para as equipes que conquistarem os três primeiros lugares.
O evento é um trabalho promovido pela Secretaria de Agricultura e meio Ambiente e Departamento de Esportes da Prefeitura e tem o apoio de várias empresas da cidade. Juntamente com a Olimpíada Rural acontece a II ExpoTurvo, com a tradicional costela de dois fogos do CTG Rincão do Pinhal, leilão de gado geral, promovido pela Associação dos bovinocultores de Turvo, praça de alimentação e exposição da indústria e comércio, em parceria  com a Associação Comercial e Empresarial de Turvo (ACET).
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.