22/08/2023


Cotidiano

Motoristas fazem a lição de casa nas férias

imagem-2849

Segunda-feira,(26) o Sest/Senat Guarapuava inicia as aulas para uma turma de cerca de 20 motoristas.

Enquanto os alunos curtem o final das férias, muitos motoristas que trabalham ou pretendem atuar no transporte escolar aproveitam o período para buscar a qualificação exigida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Sem ela, os órgãos de trânsito responsáveis pela licença para transporte de escolares não autorizam o exercício da atividade.
Nas unidades do Sest/Senat do Paraná é grande a procura pelo curso. O motorista João Pedro Seibel vai transportar alunos da área rural de Cascavel e aproveitou o recesso escolar para frequentar a sala de aula. “Por mais experiência que a gente tenha, sempre tem coisa para aprender”, diz ele que totaliza 43 anos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Só em Curitiba, o Sest/Senat ofereceu quatro opções de datas ao longo deste mês, sendo que a última turma terá início em 26 de janeiro. A lei municipal determina que somente os motoristas inscritos no Cadastro de Condutores poderão operar no sistema de transporte escolar. “Para a inscrição, uma das exigências é a realização do curso”, explica o gestor da área de táxi e transporte comercial da Urbs, José Carlos Gomes Pereira.
Ainda na próxima segunda-feira, o Sest/Senat Guarapuava inicia as aulas para uma turma de cerca de 20 motoristas. Já nos dias 27 e 28 o público-alvo são os que devem ser submeter à atualização de conhecimentos. Em Cascavel, muitos condutores também se matricularam com esse objetivo. “O curso tem validade de cinco anos. Passado este prazo, é necessário fazer a atualização do conteúdo”, informa o dirigente do Sest/Senat Cascavel, Rubens Subtil de Oliveira.

Além de legislação de trânsito e direção defensiva, o curso de 50 horas/aula contempla noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, convívio social no trânsito e relacionamento interpessoal.

Outros requisitos para motoristas
Além do curso, a resolução 168/04, do Contran, estabelece outros requisitos para condutores de escolares:
1) ser maior de 21 anos;
2) estar habilitado na categoria D ou E;
3) não estar cumprindo suspensão do direito de dirigir;
4) não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.
5) Também devem ser cumpridas as regras dos órgãos municipais de trânsito, que são os responsáveis pela licença para esse tipo de transporte.

Serviço:
Sest/Senat Guarapuava está com inscrições abertas para os seguintes cursos:
Capacitação de Condutores de Veículos do Transporte Escolar, que acontece de 26 a 30 de janeiro, em horário integral. As matrículas podem ser feitas até sexta-feira, dia 23. Em fevereiro, haverá Reciclagem para Condutores do Transporte Escolar, com aulas nos dias 4 e 5, e Reciclagem para Condutores de Veículos de Cargas Perigosas, nos dias 7 e 8. Esses dois cursos de reciclagem são necessários para quem fez a capacitação ou atualização há cinco anos.

Mais informações pelo telefone (42) 3627 5152 ou pessoalmente. O endereço do Sest/Senat é BR-277, km 356 – Jardim Aeroporto.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo