22/08/2023



DeMolay e Escudeiros põem a mão na massa para os 25 anos da Ordem

Tudo está sendo preparado para a Noite de Massas que terá experiência em clima medieval e som com a banda General Lee, neste sábado (1º)

MENINOS1

DeMolay’s e Escudeiros descascam abóboras (Foto: Divulgação)

Dezenas de pessoas colocam a ‘mão na massa’ para os últimos preparativos do jantar que promete aquecer a noite deste sábado (1º) em Guarapuava. Trata-se da ‘Noite de Massas’ promovida pela ordem paramaçônica DeMolay, a partir das 20h, no Guarapuava Esporte Clube. Afinal, tudo precisa estar perfeito para receber os 400 convidados. Será a comemoração dos 25 anos do DeMolay na cidade.

E quando se trata dessa ordem, todos entram pra contribuir. Durante as noites desta semana, tias e tios (denominações dadas aos pais, já que a constituição é de família) e os meninos se reúnem à noite. E a tarefa é deliciosa. Eles enrolam cerca de três mil docinhos que serão servidos como sobremesa. “Estamos nos revezando, nos dividindo por noites”.

De acordo com a Tia Milena Fortkamp Gaertner, que preside o Clube de Mães do DeMolay e Escudeiros (meninos entre sete e 11 anos de idade), a união toma conta dos preparativos. “Estamos aqui para apoiar os meninos para que tudo saia como eles planejaram”.

E é claro que não poderia faltar o ‘tempero’ da vovó. Dona Dirlene Sanson Buss, avó de Giuseppe e Francesco, além de ceder a casa para essa tarefa, também fez a massa dos doces. E os meninos também preparam uma surpresa, feita com açúcar e com afeto para os convidados. Conforme disse a Tia Patrícia Sanson Buss Danieli, eles também abrem as forminhas e arrumam tudo em caixas.

ESCUDEIROS

Mas as tarefas não param por aí. Os meninos ‘Escudeiros’ deixam o Castelo do capítulo ‘Eugênio Mancuello’ nesta sexta (29) à noite. Sob a responsabilidade do Tio Caldas e do preceptor Thiago Fogaça eles vão organizar as sacolas que serão colocadas em cada mesa. Tudo sob os olhares atentos dos ‘tios’ que integram as Lojas Maçônicas de Guarapuava.

Entretanto, os DeMolay’s distribuídos em comissões dão conta do recado. De acordo com o Mestre conselheiro eleito, Geovany Tavares, a responsabilidade da organização encontra-se dividida entre os meninos. “Eu cuido dos patrocínios. O Alan Meyer está nas finanças da festa. O Eduardo Pereira Neves é o responsável pela decoração e pelo salão. Já o João Silva é o líder da Comissão de Cozinha e o Matheus Gartner lidera toda a logística”.

General Lee (Foto: Divulgação)

A coordenação geral está por conta de Guiseppe Danieli. O cardápio leva a assinatura do chef Ronaldo Boese. A divulgação quem patrocina é o Portal RSN e a Rádio T. E olha que tem pai afinando instrumentos. O empresário e publicitário Osvaldo Tavares leva a ‘General Lee’, banda que vai dar o tom da noite.

ERA MEDIEVAL

E para que a imersão na noite surpreenda ainda mais, a decoração remete à era medieval. A Felchak Produções fez uma viagem ao tempo e chegou lá pelos idos de 1.300. Nessa época, Jacques DeMolay, patrono da Ordem, viveu e morreu.

O martírio do francês, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, foi queimado na fogueira junto ao preceptor Geoffrey de Charney. Isso porque ambos contestaram acusações do Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao estado francês. “Ele [Jackes DeMolay] é o nosso maior exemplo de fidelidade”.

Leia outras notícias no Portal RSN e Rede+

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo