Os profissionais da enfermagem programaram uma manifestação nacional nesta quinta (29). A ação envolve enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde. Por isso, a Prefeitura de Guarapuava informou que já está trabalhando nas escalas dos profissionais para que as Unidades de Saúde não fiquem desassistidas.
Porém, a Administração Municipal afirmou que os serviços podem sofrer alterações eventuais. O horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Vila Carli, Vila Bela, Morro Alto, Bonsucesso, Xarquinho II e Planalto ficará suspenso, excepcionalmente hoje (29). Na sexta (30), o atendimento retorna às 21h.
A Prefeitura também informou que está de acordo com o piso nacional da classe. Conforme a nota oficial, o prefeito Celso Góes aprovou, ainda em outubro de 2022, a Lei Municipal 165/2022. A legislação concedeu o reajuste de 50% do piso salarial dos profissionais da área de enfermagem. Desde então, o município aguarda o repasse dos recursos federais para complementar os valores.
Leia outras notícias no Portal RSN.