Os moradores do bairro Primavera em Guarapuava estão convivendo com um esgoto lançado em via pública, nas ruas Juvelina Cunha, Flávio Franco e Otaviano B. Martins. Um dos moradores conta que os vizinhos sofrem com “infestações de ratos e baratas, por conta do esgoto a céu aberto”.
De acordo com Marcos André, um dos moradores prejudicados, o problema do esgoto na rua ocorre há mais de 3 anos. “Fizemos notificação para a vigilância sanitária, mas ninguém faz nada. “Um joga para o outro. Isso que a gente está no inverno, imagina quando chegar o verão… O cheiro é insuportável”.
E conforme o morador, a situação está cada dia pior. Alguns anos atrás, segundo ele, eram pequenos vazamentos. Mas eles [vazamentos] foram piorando e chegaram neste ponto.
Marcos acredita que essa ligação de esgoto pode ser clandestina. Porém os moradores não podem arcar com essas consequências.
A Sanepar deve dar uma resposta para a gente, e eles não falam nada, eles vem aqui, olham. Sabem que está entupido naquela parte mais alagada na baixada e vão embora, e não acontece nada. A responsabilidade é da Sanepar.
O Portal RSN entrou em contato com a Sanepar e a companhia informou que faria a varredura na rede para verificar se “pode haver lançamento irregular de água pluvial, refluxo por desobstrução. Se for num PV não descarto a possibilidade de ser até lançamento de lixo, de objetos. Isso não é raro, infelizmente”.
REPAROS
Logo depois de o Portal RSN pedir um posicionamento à Sanepar, o morador enviou uma foto do carro da companhia no local. Conforme Marcos, um encarregado verificou a situação. Ele ainda contou também, que depois da presença do profissional, a empresa enviou um caminhão que desentupiu um dos vazamentos.
Não há informação se os outros pontos com vazamento de esgoto foram resolvidos.
Leia outras notícias no Portal RSN.