22/08/2023
Cotidiano

Sindicato Rural reúne centenas de produtores no Dia do Agricultor

imagem-28598

Mais de 470 pessoas prestigiaram a confraternização alusiva ao Dia do Agricultor, realizada pelo Sindicato Rural de Guarapuava na tarde de quinta-feira, dia 28 de julho.
A festa ocorreu simultaneamente em Guarapuava, Candói e Cantagalo e atraiu produtores rurais, representantes de empresas, entidades, cooperativas e revendas do setor agropecuário.
Das 14 às 20 horas, 255 pessoas prestigiaram o evento em Guarapuava, 115 em Candói e 105 em Cantagalo. O número de participantes foi 35% superior ao do ano passado. “Ficamos muito felizes com o resultado. Agradeço o empenho e a dedicação dos colaboradores do Sindicato Rural em Guarapuava, Candói e Cantagalo e também dos diretores que participaram do evento, mas principalmente a presença dos produtores rurais”, disse o presidente Rodolpho Luiz Werneck Botelho.
O número expressivo de participantes – produtores e parceiros – remete à credibilidade da entidade perante o setor agropecuário regional. “Tivemos um número considerável de brindes doados pelas empresas, revendas e cooperativas, além de fornecedores do Sindicato Rural. Muitos não puderam participar do evento, mas forneceram ótimos brindes. Só temos que agradecer a todos pela colaboração”, comentou a gerente Luciana de Queiroga Bren.
A confraternização foi realizada em clima de descontração. “Nosso objetivo era justamente esse: promover um encontro entre a classe e expressar o respeito, admiração e reconhecimento do Sindicato Rural a todos os produtores rurais, parabenizando-os pelo Dia do Agricultor”, disse Luciana.
Para o vice-presidente Anton Gora, o sucesso do evento demonstra a capacidade, união, dedicação, amor e carinho da equipe de colaboradores para com o Sindicato Rural e seus associados. “Parabéns a todos – produtores e colaboradores. Fico feliz por ter o privilégio de conviver com essa equipe e acompanhar, dia-a-dia, o crescimento da entidade”, comentou.
O evento teve abertura oficial, sorteio de brindes, coquetel e homenagem aos sócios com idade a partir de 80 anos. Botelho fez a leitura de uma mensagem parabenizando os produtores rurais pela data, instituída oficialmente, em reconhecimento ao valoroso trabalho da classe produtora rural. “O produtor é aquele que se dedica ao cultivo da terra, um herói anônimo, que vem com seu trabalho persistente e com seu suor, enfrentando as dificuldades do setor, sem esmorecer. Com vocação e perseverança, supera a cada dia, aprimorando-se tecnicamente na busca de melhor produtividade, visando o aumento da produção de alimentos para o consumo interno e contribuindo para a geração de empregos, movimentando os demais segmentos da economia nacional e assim, assegurando a tranqüilidade da população brasileira. Essa data – Dia do Agricultor – deveria ser comemorada e reconhecida não só pelo setor, mas pela população em geral. O Brasil deve ao homem do campo”, discursou, apresentando, em seguida, números do setor agropecuário brasileiro e o vídeo Sou Agro.
A confraternização rendeu 15 novos sócios à entidade, sendo oito em Guarapuava e sete em Candói. O Dia do Agricultor é o principal evento festivo do Sindicato Rural de Guarapuava e foi realizado pelo terceiro ano consecutivo.
Homenagens
O ponto alvo da confraternização foi a homenagem prestada a todos os associados com idade a partir de 80 anos. O objetivo foi agradecer todos os produtores e produtoras que vem contribuindo, participando e apoiando a entidade há anos, muitos desde a sua fundação.
Os homenageados receberam uma placa de sócio remido, ficando isentos das anuidades da entidade e um jogo de dominó do Sindicato Rural. Foram homenageados: Albert Stock, Alberto Tokarski, Alcides Krüger, Antonio Kinape, Clodoaldo Marcondes Diniz, David Klüber, Eduardo Gelinski, Eros Milla de Queiróz, Franz Milla, Franz Remlinger, Franz Stock, Guilherme de Paula Neto, Joana Lopes de Araujo, João Maria Siqueira Ribas, Johann Geier, Johann Reinerth, Johann Reinhofer, Josef Karl, Julio Cavalheiro de Almeida, Luiz Pulga, Mozart Danguy, Naylor Camargo, Nivaldo Passos Krüger, Peter Wolbert, Regina Gora, Renato Küster, Rômulo Klüber, Sebastião Meira Martins, Sebastião Elon Cavalheiro, Stefan Remlinger, Ursula Maack Kurowski e Walter Stoetzer. Também foram homenageados pela Extensão de Base Candói os associados Américo da Luz Ribeiro, José Martyn, João Sueke Sobrinho e Estefano Kich.
Um dos homenageados, o associado Eduardo Gelinski, destacou a iniciativa da entidade. “Estou sendo homenageado pela primeira vez na vida. Por isso, essa homenagem tem um valor muito grande para mim. É muito importante saber que a diretoria do Sindicato tem sensibilidade e se importa com os sócios de mais idade”, disse.
Para o associado Guilherme de Paula Neto, a homenagem valoriza o agricultor, que muitas vezes não tem o respeito que merece, principalmente os mais antigos. “Já recebi muitas homenagens, mas essa foi a mais importante. No tempo em que eu plantava, não tinha todo este apoio ao agricultor. Hoje a gente vê o Sindicato Rural lutando junto com o produtor, ajudando em muitas coisas”, comentou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.