Entre janeiro e junho de 2023, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Guarapuava identificou 46 novos pacientes com HIV, o vírus da AIDS. A identificação só foi possível por meio da ampliação de testes gratuitos à população.
De acordo com a secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni, o serviço disponível à comunidade ajuda na prevenção de doenças e traz o tratamento correto para os pacientes. “A testagem rápida amplia o acesso da população ao diagnóstico para iniciar o tratamento, melhorando assim o prognóstico”.
Testagem rápida, atendimento médico para HIV, hepatites, tuberculose, hanseníase, consultas psicológicas e assistente social. Muita gente não sabe que todos esses serviços estão disponíveis de graça no SAE. No primeiro semestre de 2023, o SAE fez cerca de 3.390 consultas especializadas nas diferentes áreas de atuação e mais de cinco mil testes rápidos.
OUTROS ATENDIMENTOS
Para promover a prevenção, o SAE também prioriza a luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Por isso, os métodos contraceptivos, como a camisinha, estão à disposição da comunidade. Além disso, o serviço também promove capacitações para a rede de saúde do município destinadas, principalmente, à profissionais da saúde e estudantes.
O Centro de Testagem Anônima (CTA), que fica dentro da unidade, é direcionado aqueles que desejam fazer a testagem rápida. Mas se o paciente preferir não se identificar, o atendimento pode ser anônimo, sem a necessidade de apresentação de documento pessoal.
A população pode buscar atendimento diretamente no SAE ou por meio do encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde e Urgências. Para consultas específicas, é necessário a apresentação de documento com foto. Por fim, o SAE fica rua Getúlio Vargas, 1981 – Centro. Por fim, o telefone para contato é (42) 3621 4524.
Leia outras notícias no Portal RSN.