A Patrulha Maria da Penha, que atua no 16° Batalhão da Polícia Militar, pode contar com uma viatura. A partir de agora, o carro será mais uma ferramenta para o atendimento às vítimas em situação de violência doméstica em Guarapuava e Região.
De acordo com as informações, o veículo foi repassado ao comando da PM pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. Mas contou também com o intermédio da secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte.
Houve um esforço para que essa viatura estivesse aqui hoje, por meio de muitas parcerias. Guarapuava é a única cidade do interior do Estado a receber esse veículo e não poderia ser diferente, já que é referência nas políticas públicas para as mulheres no Paraná.
O envio de uma nova viatura para os serviços da Patrulha Maria da Penha em Guarapuava atendeu a um pedido feito, de forma conjunta, pela Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores de Guarapuava, Bruna Spitzner, assim como pela secretária de Políticas Públicas para as Mulheres Priscila Schran.
Tudo isso após o anúncio do repasse de veículos do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci II), as lideranças municipais oficiaram o Estado, formalizando a solicitação.
ATUAÇÃO DA PATRULHA MARIA DA PENHA EM GUARAPUAVA
Em Guarapuava, a Patrulha Maria da Penha atua desde 2018. Além de demandas administrativas, a equipe promove palestras e participa de projetos. Inclusive já fez visitas comunitárias para a fiscalização de medidas protetivas e visitas preventivas a autores de violência doméstica. Somente em 2022 houve 496 atendimentos.
Por fim, também participaram da entrega a deputada estadual Cristina Silvestri e o deputado federal Rodrigo Estacho, além de vereadores, da corporação do 16° BPM e da Polícia Militar do Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.