O Governo do Estado e o Senac abriram inscrições para cursos gratuitos na área do Turismo, por meio do Programa Turismo em Foco Paraná. No total, o programa prevê 27 cursos (23 presenciais e quatro a distância) com cargas horárias que variam de 15 a 240 horas.
Conforme a Agência Estadual de Notícias, há cursos em áreas como hotelaria, gastronomia, eventos, recepção turística e tecnologia. Na Região, Guarapuava, Irati e União da Vitória terão turmas presenciais. Ademais, todos os cursos são abertos para a comunidade e cada oferta tem os próprios requisitos de idade e escolaridade.
Por isso, para acessar mais informações dos cursos presenciais, o interessado deve entrar no site do Senac. Na página, basta escolher a opção de cidade em que deseja fazer o curso. Para Guarapuava, há vagas para o curso de ‘Recepcionista em meios de hospedagem‘.
As aulas vão ocorrer entre os dias 4 de setembro e 8 de dezembro, das 8 às 12h, nas segundas, quartas e sextas, totalizando 160 horas. De acordo com o cronograma, neste curso, o participante aprenderá a organizar a recepção. Assim com atender clientes em meios de hospedagem, como hotel, resort, pousada, flat ou apart-hotel. Para se inscrever, até o dia 6 de setembro, é obrigatório ter 16 anos e o 1º ano do Ensino Médio completo.
Para Irati, há disponibilidade do curso de ‘Auxiliar de cozinha‘, com carga horária de 240 horas. Já em União da Vitória, há vagas para os cursos de ‘Organizador de eventos‘ e ‘Qualidade de atendimento ao turista‘. Dessa forma, para saber mais informações, basta clicar no nome do curso.
CURSOS A DISTÂNCIA
O programa também oferece quatro cursos a distância para todo o Paraná. As vagas são para aperfeiçoamento ao atendimento e atendimento receptivo para o Turismo Religioso, assim como para ‘Boas práticas para serviços de alimentação‘ e ‘Sustentabilidade aplicada à cozinha‘.
O PROGRAMA
Os cursos do Programa Turismo em Foco Paraná são ofertados por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), direcionado a pessoas de baixa renda. Ou seja, que recebem até dois salários mínimos per capita. Essa é a segunda oferta do projeto, que em 2022 já qualificou 1,9 mil pessoas em cursos presenciais e a distância.
O Programa é um convênio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), o Senac PR e Fecomércio PR. Assim, haverá quatro mil vagas gratuitas em cursos profissionalizantes na área ao longo de dois anos. Por fim, as inscrições as primeiras turmas dos cursos já começaram.
Leia outras notícias no Portal RSN.