Professores da rede municipal de ensino, agentes de saúde e de combate a endemias de Turvo participaram de um curso de formação de Facilitadores em Saneamento. Promovido pela Sanepar em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, o curso ocorreu em julho.
Dessa forma, a formação preparou os profissionais para se tornarem multiplicadores de informações relacionadas ao saneamento básico para a saúde das pessoas e o meio ambiente. Assim, 27 professores da rede municipal de ensino e 39 agentes comunitários de saúde e de combate a endemias fizeram o curso.
De acordo com Luciana Garcia, a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, a empresa conta com facilitadores para informar sobre o assunto. “A compreensão da comunidade sobre a importância de regularizar os imóveis para cumprir as determinações do Código de Saúde do Paraná é um dos desafios para os municípios e para a própria Sanepar”.
FORMAÇÃO
Além de aulas teóricas, a programação incluiu visitas técnicas à estação de tratamento de água e à nova estação de tratamento de esgoto de Turvo. Os técnicos da Sanepar Clodoaldo José Marques e Jair Maurício dos Santos guiaram os participantes.
Conforme o agente de combate às endemias Jefersson Luis Prado, o curso trouxe mais conhecimento sobre os sistemas de coleta e tratamento do esgoto. Assim como sobre o tratamento e distribuição da água e impacto positivo para a saúde da população.
Já para a professora da rede municipal de ensino, Maria de Lourdes Verhagen, o curso ajudará nas abordagens em sala de aula. “Podemos tornar lúdicos e didático-pedagógicos os materiais que os profissionais da Sanepar compartilharam”.
O curso orienta quanto ao Currículo Escolar que, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), coloca em nosso planejamento muitos assuntos e conteúdos relacionados ao que foi abordado pelos técnicos da Sanepar.
Leia outras notícias no Portal RSN.