Quatro alunas de apenas 12 anos estão um passo à frente, quando decidiram preservar o futuro do meio ambiente com ações no presente. As estudantes estão participando da 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas (Restaura Natureza) e chegaram a fase final da competição. Agora a equipe ‘Cutias em Ação’ está entre os três times de escolas paranaenses finalistas na disputa.
Conforme o edital da iniciativa, o propósito da competição é que os participantes possam encontrar formas práticas das razões para regenerar tanto a natureza quanto a conexão das pessoas com ela. E, assim, restaurar o equilíbrio da vida humana no planeta. As estudantes Natália Cechin Weide, Mayara Lorrayne do Carmo Reino, Marjorie Beatriz de Oliveira e Mariana de Lima são orientadas pela professora Daniela de Almeida dos Santos. Juntas, elas desenvolveram o projeto de acordo com o tema “Técnicas de Restauração” dentro do plano de ação “Se há degradação restaurar é a Solução”.
Assim, elas passaram pelo quiz na primeira fase. Em seguida, a equipe elaborou um Jornal Mural, a aluna Mariana contou que as meninas tiveram que pesquisar bastante sobre o tema. “Fizemos o Jornal Mural com cartazes sobre o desmatamente e reflorestamento. Depois fomos ao Parque das Araucárias para conhecer mais sobre a fauna e flora local e fazer o plantio de mudas de Ipê Amarelo”.
MUDANÇA NA PRÓPRIA CIDADE
De acordo com a aluna Natália Cechin Weide, as atividades fizeram com que ela tivesse uma lembrança viva de ter contribuído para outras gerações.
O projeto é importante porque temos que tomar atitudes para que no futuro a gente tenha uma sociedade mais ecológica e sustentável, pensando melhor nas nossas atitudes e o que elas causam para os outros e o meio ambiente. Eu adorei ter plantado as árvores! Vou levar como lembrança e sempre que for no parque, vou ver que meu ipê cresceu.
Não somente a Natália, mas agora quem for no parque vai poder acompanhar o crescimento da árvore. A equipe escolheu o ipê amarelo pois é uma espécie nativa da Região e resiste às baixas temperaturas que são parte de Guarapuava. A Marjorie acredita que o plantio também vai embelezar a paisagem. “O Parque das Araucárias é uma unidade de conservação importante para a cidade e assim temos uma maior arborização e mostra que teve pessoas que se importam e fizeram a coisa certa!”.
A amiga Mayara também concorda e disse que aprendeu muito sobre a natureza do próprio município. “O mais interessante eu penso que foi a visita ao parque, pois foi muito legal! A guia nos contou sobre as árvores e porque devemos preservar”.
A ideia de participar do projeto ocorreu quando a professora Daniela viu na Olimpíada uma chance de explorar aspectos ambientais com os alunos. “Quando a gente soube da abertura das inscrições, vimos uma chance de aliar os dois objetivos em prol do desenvolvimento dos alunos e também buscar atingir toda a sociedade. Então estamos com bastante expectativa com a reta final da olimpíada e a premiação é uma viagem para São Paulo para conhecer ações restauradoras do meio ambiente “.
Para vencer, a equipe ‘Cutias em Ação’ pede que a comunidade ajude nessa fase de votação popular. Quem quiser pode votar no site, o prazo termina no dia 15 de agosto. Confira o passo a passo, abaixo:
Leia outras notícias no Portal RSN.