A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Pinhão divulgou uma nota sobre o andamento do possível arrendamento do Hospital Santa Cruz Ltda. Conforme a divulgação, no momento a Prefeitura está levantando custos com aluguel, empresa médicas e de enfermagem, e todas as informações em orçamentos para mensurar o real gasto com um possível hospital municipal.
“Precisaremos manter o hospital em funcionamento e esse dinheiro tem que estar certo e em mãos da prefeitura para executar os serviços, caso contrário sem recurso financeiro não se tem saúde”.
Na publicação o gestor Alain Cesar Abreu relembrou a atuação de 40 anos da instituição no município e Região. Segundo ele, após a pandemia da covid-19, ficou evidente a necessidade de melhorar a rede de urgência e emergência. E ainda, fortalecer laços com cidades vizinhas ampliando a rede hospitalar.
Ele também falou sobre serviços implantados e contratos, como com a Secretaria do Estado do Paraná (Sesa). Bem como a transparência sobre a renovação contratual com o hospital privado da cidade em relação aos atendimentos de urgência e emergência. “Não iríamos renovar um contrato com o mesmo objeto de serviços, e de maneira duplicada, pois como administração pública nós precisamos estar dentro dos princípios da razoabilidade, proporcionalidade e do interesse público sobre o particular”.
Alain também comentou a proposta de alugar o imóvel e os bens móveis para a Prefeitura “em um valor inicial desproporcional” e a procura por alternativas para solucionar o problema financeiro com o Reitor do Centro Universitário Campo Real. Ainda, sobre a conversa com o Secretário de Estado do Paraná informando a real situação do município de Pinhão “e que a solução desse problema é do Estado também”.
Pinhão tendo um hospital equipado e em perfeito funcionamento poderia atender as demais Regiões. Conforme, falas do próprio Secretário de Estado, o município de Pinhão terá apoio na execução desse projeto.
Confira a Nota na íntegra.
Leia outras notícias no Portal RSN.