22/08/2023


Cotidiano Região

Hoje é dia de provar os pratos típicos da Festa Nacional do Charque

O protagonista da festa será servido neste sábado (26) na Igreja Santa Clara. No cardápio, os visitantes podem escolher entre 15 pratos

charque de Candói (Foto: Prefeitura de Candói)

Logo mais a partir das 11h, as delícias feitas com charque já estarão disponíveis na Festa Nacional do Charque em Candói. O protagonista da festa será servido neste sábado (26) no pavilhão da Igreja Santa Clara. No cardápio, os visitantes podem escolher entre 15 pratos, como o bolinho de charque, feijão tropeiro, escondidinho de charque com mandioca e paçoca de charque.

Além disso, a programação de hoje inclui as provas finais do Rodeio Country e as eliminatórias da Prova do Tambor. Entre às 18h e 22h, também tem o jantar à base de charque. Às 21h, sobe ao palco a cantora gospel Isadora Pompeo. E às 23h40, a Banda New York fecha a noite na Tenda de Shows.

Já neste domingo (27), haverá o bolo de aniversário de 33 anos de Candói no Parque do Lago. O almoço do domingão é o último dia para degustar os pratos de charque, no pavilhão da Igreja Santa Clara. As finais da Prova do Tambor serão às 20h, e às 21h30 a dupla Guilherme & Benuto encerra a festa com um show na Tenda.

De acordo com a prefeitura, o charque foi um dos principais produtos comercializados pelos tropeiros do século XIX, entre Viamão/RS e Sorocaba/SP. O surgimento de Candói se refere a essa época, quando os tropeiros abriram a “Estrada das Missões” e demarcaram pontos de parada onde começaram a surgir algumas comunidades. O caminho já era conhecido pelos índios e encurtava a distâcia entre a cidade gaúcha e o centro comercial paulista.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo