A Secretaria de Obras de Guarapuava continua com os serviços de desassoreamento do rio que corta a Vila Jardim Nova Esperança, na Colônia Vitória, no Distrito de Entre Rios. O trabalho consiste na retirada de lixos jogados incorretamente e de sedimentos acumulados no fundo de rios e córregos. Assim, as obras permitem melhor escoamento de água, evitando o transbordamento e inundações.
De acordo com a secretária de Obras de Guarapuava Jacqueline Satiko Tsuji, vai trazer mais qualidade para a população. “O desassoreamento vai ajudar na diminuição considerável de alagamentos. Porém, lembramos que é possível que inundações ainda ocorram, visto que inúmeras casas foram construídas em locais irregulares, praticamente dentro do rio. Mas as casas que estão nas distâncias seguras, ficarão livres. Vale ressaltar que a ajuda da população é extremamente importante, colaborando para que o serviço seja completamente eficaz por muitos anos. Todos devem evitar jogar lixos, entulhos e galhos nos rios. Os moradores devem ainda, construir as casas a uma distância mínima de 25 metros da margem.”
Antes do início do serviço neste local, houve uma programação e os trabalhos começaram pela parte mais crítica, próximo à rua Brasília. Depois, a obra de limpeza se deslocará para o ponto mais baixo do rio. A previsão para o término da obra é de cerca de 40 dias e poderá ser concluída no fim de setembro, a depender das condições climáticas.
Leia outras notícias no Portal RSN.