O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou nessa quarta (13), o mais recente Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM). O índice avalia e acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico das cidades paranaenses. Conforme o estudo, além de Curitiba outros 28 municípios do Estado alcançaram o indicador de Alto Desempenho.
Contudo, Guarapuava não aparece entre eles. O levantamento levou em consideração os índices de 2010 a 2021. Os indicadores finais se consolidam entre os valores 0 e 1, e os resultados se enquadram em quatro estratos de desempenho: Baixo Desempenho (de 0 a 0,39), Médio-baixo Desempenho (de 0,4 a 0,59), Médio Desempenho (de 0,6 a 0,79) e Alto Desempenho (de 0,8 a 1). Guarapuava tinha em 2010 índice de 0,6048. Em 2021 apresentou 0,7848. Portanto não atingiu indicador de 0,8 de Alto Desempenho.
O QUE É AVALIADO
Neste período, o índice de Guarapuava cresceu todos os anos com exceção de 2020, que registrou pequena redução em relação ao ano anterior. Elaborado para todos os 399 municípios do Estado, o IPDM retrata o desempenho em relação à renda, com dados do mercado de trabalho formal e agropecuária. Além disso, educação, com indicadores da área relevantes e saúde, refletindo indicadores de mortalidade na infância, de monitoramento pré-natal e das mortes em geral.
De acordo com a Agência Estadual, as cidades com Alto Desempenho são Araucária, Cafelândia, Cambira, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Douradina, Francisco Beltrão, Itaipulândia, Jaguapitã, Joaquim Távora, Londrina, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Maripá, Medianeira, Quatro Barras, Palotina, Paranavaí, Pato Branco, Quatro Pontes, Santo Inácio, Sabáudia, Saudade do Iguaçu, Toledo e Ubiratã.
Por fim, confira a tabela do índice geral por município aqui (em ordem alfabética).
Leia outras notícias no Portal RSN.