A CPI dos Leitos do SUS da Assembleia Legislativa do Paraná esteve nesta quinta-feira (11) em Guarapuava, na Região Central do Paraná, para verificar a realidade dos dois hospitais que atendem cerca de 20 municípios da região. O presidente da Comissão, o deputado Leonaldo Paranhos, e o deputado Cesar Silvestri Filho, integrante da CPI, conferiram a situação no Hospital São Vicente de Paulo e no Hospital Santa Tereza.
O sistema de atendimento à saúde pública nas principais cidades do Paraná foi avaliado pela Comissão e os dados obtidos fazem parte de um relatório que será encaminhado às autoridades responsáveis. Até agora, mais de 20 hospitais que prestam atendimento pelo SUS passaram pela vistoria em cidades como Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Francisco Beltrão, entre outras. “Deixamos Guarapuava por último porque sabíamos que aqui a realidade era diferente, como o deputado Cesar Silvestri Filho já tinha relatado”, afirmou Paranhos. “Do caos que vivem os outros municípios, Guarapuava é o céu”, comparou o presidente da Comissão.
O comparativo se deve tanto à existência de vagas disponíveis para internamento de pacientes pelo SUS quanto à qualidade nos serviços e atendimento médico prestados. O parlamentar explicou que a maior ineficiência na área da saúde no Paraná foi verificada nos hospitais universitários e nos hospitais regionais, que são geridos exclusivamente por órgãos públicos. “Não há uma otimização dos recursos e nem mesmo dos servidores. Há muitos funcionários, mas a maioria lotada em setores administrativos e que não fazem diretamente o atendimento aos pacientes. Nos hospitais filantrópicos ou particulares que atendem pelo SUS, a gestão é muito mais eficiente”, comentou.
Uma das propostas apresentadas por Cesar Filho ao secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, e que deve ser colocada em prática em breve, é a Central de Leitos On Line. Trata-se de uma central informatizada que concentrará as informações dos 21 mil leitos do SUS existentes no Paraná, como está a ocupação desses leitos e para onde é possível encaminhar os pacientes. “Verificamos uma situação extremamente positiva em Guarapuava, se comparada a outros municípios, em decorrência da seriedade do trabalho nos dois hospitais visitados, o São Vicente e o Santa Teresa, e também graças ao empenho dos servidores da Regional de Saúde daqui, que trabalha em sincronia com estas instituições”, destacou Cesar Filho.
FOTO – O deputado estadual Cesar Filho durante visita a um dos hospitais de Guarapuava