As matrículas para os cursos técnicos da rede estadual de ensino vão até o dia 23 de outubro. São 50 mil vagas para 2024, 12 mil a mais do que em 2023. Podem se matricular alunos que finalizam o ensino fundamental este ano na rede estadual.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), os cursos profissionalizantes oferecem aos jovens a inserção no mercado de trabalho. Além disso, as mudanças no ensino médio influenciam na inclusão dos cursos técnicos no currículo dos alunos.
INSCRIÇÕES
Conforme as informações, os alunos do 9º ano do ensino fundamental que querem cursar o ensino técnico, podem mostrar interesse nas instituições de ensino até o dia 23 de outubro, ou se inscrever pelo site. Mas isso também vale para os estudantes que concluíram o ensino médio e querem cursar formação subsequente.
As direções das escolas farão as seleções dos estudantes, conforme o calendário institucional. Por fim, quase 30% dos alunos que fazem cursos técnicos no Paraná ingressam no mercado de trabalho, pelos programas de estágio remunerados. Um exemplo disso é o Jovem Aprendiz.
Leia outras notícias no Portal RSN.