Com apenas 16 anos, o guarapuavano Hussein Daruich é o atleta mais jovem na categoria masculina de tiro esportivo a participar dos Jogos Pan-Americanos 2023. Ele que, apesar de novo, já tem uma carreira de sucesso no esporte, inicia a competição nos jogos nesta quinta (26).
Os Pan-Americanos são a competição mais importante depois das Olímpiadas. Os jogos começaram no sábado (20) e vão até 5 de novembro em Santiago no Chile. Cerca de 6 mil atletas das Américas participam e entre eles está o único atleta de Guarapuava, Hussein Daruich.
Ele foi o caçula do Time Brasil nos jogos Sul-Americanos de 2022 e ficou no Top-20 na estreia da modalidade em setembro deste ano. No Pan-Americano 2023 ele e Jaison Santin de 54 anos competem na modalidade Fossa Olímpica. De acordo com o tio do jovem atleta, Adl Daruich, “Hussein é o primeiro do ranking”.
Minha família inteira e eu como tio e treinador do Hussein confiamos plenamente na capacidade e na condição do atleta mais prodigioso que o tiro esportivo teve no Brasil até hoje. Também confiamos na educação e no regramento dado pelos pais em casa. Isso reflete dentro das canchas de tiro em uma postura perfeita, um atleta ímpar.
A Fossa Olímpica é uma prova olímpica de tiro desportivo, disputada por ambos os sexos. O objetivo é disparar sobre um número específico de alvos, ou pratos, em forma de discos de 11 centímetros.
Os jogos Pan-Americanos oferecem duas vagas para as Olímpiadas em Paris de 2024. Desse modo, Hussein compete por uma delas.
Leia outras notícias no Portal RSN.