Policiais militares de Pitanga desbarataram no último sábado (13), uma quadrilha que roubou gado na região. Por volta das 03h00 de sábado, o comandante do Destacamento de Nova Tebas recebeu ligação de um informante, o qual narrava que três indivíduos haviam deixado 6 cabeças de gado nelore nas proximidades de sua propriedade porque furou um pneu do veículo que fazia o transporte. De acordo com o informante, os três teriam seguido para Iretama e voltariam buscar o gado, sendo que os animais poderiam ser furtados.
Diante das informações, uma equipe da Patrulha Rural da 3ª Cia. PM – Pitanga, juntamente com o comandante do Destacamento, se deslocou até a localidade de Alvorada, Município de Nova Tebas, onde foi realizada campana até por volta das 08h00, momento em que a equipe avistou um caminhão boiadeiro carregando o gado. Foi realizada a abordagem do caminhão, sendo identificados o condutor e o acompanhante, sendo que o veículo estava carregado com as 6 cabeças de gado marcadas com as iniciais RP.
Foi feito contato com o proprietário de uma fazenda próxima, o qual relatou que não tinha vendido nenhuma cabeça de gado e que o gado com as iniciais marcadas são de sua propriedade. Os detidos relataram que iriam levar o gado para um sítio, no município de Iretama, e que seriam entregues para o caseiro, delatando ainda os autores do furto, sendo o caseiro e mais um indivíduo que teriam realizado o ato ilícito com ajuda de dois funcionários da fazenda.
Em seguida, a equipe se deslocou até o sítio, onde foram encontrados o caseiro e o outro envolvido no furto. Foram realizadas buscas na residência, sendo encontrada uma espingarda calibre 22, marca CBC, com 59 munições intactas, um revólver calibre 32, marca Smith Wesson, com 05 munições intactas e 35 munições intactas calibre 9 mm. Também foi encontrada na propriedade, uma moto NXR Bros 150 de cor vermelha, a qual consta alerta de furto ou roubo.
No momento em que a equipe estava no local chegaram os proprietários do sítio, os quais disseram não ter conhecimento do crime praticado pelo caseiro. O caseiro informou que o revólver seria de sua propriedade e as demais munições e a espingarda seriam de um de seus patrões.
Diante dos fatos, todos os envolvidos, juntamente com o veículo utilizado e a motocicleta recuperada foram conduzidos até a Delegacia de Nova Tebas.
Na sequência, a equipe se deslocou até a fazenda onde ocorreu o furto, onde foram detidos os funcionários envolvidos, sendo encontrada na residência de um deles uma espingarda calibre 32 e um revólver calibre 38, sendo os mesmos encaminhados, juntamente com as armas apreendidas, até a
Delegacia de Nova Tebas.
No total, a operação resultou em 07 pessoas presas, 2 espingardas, 2 revólveres e diversas munições apreendidas, cabeças de gado da raça Nelore recuperados, uma motocicleta recuperada e um caminhão utilizado no crime apreendido.