Guarapuava vai seguir com apenas três colégios estaduais com o modelo cívico-militar. Isso porque a comunidade escolar do Colégio Cesar Stange no bairro Boqueirão decidiu não aderir ao programa. Na última terça (28) e na quarta (29), a Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu uma Consulta Pública com a participação de professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição.
Nesta sexta (1°), o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava informou ao Portal RSN que a comunidade preferiu a não adesão do novo modelo. Até agora, o município conta com o Colégio Estadual Cívico-Militar Mahatma Gandhi, Colégio Estadual Cívico-Militar Manoel Ribas e o Colégio Estadual Cívico-Militar Vereador Heitor da Rocha Kramer.
Além disso, outros municípios que pertencem ao Núcleo Regional de Educação também têm o novo modelo. Em Reserva do Iguaçu, há o Colégio Estadual Cívico-Militar Engenheiro Michel Reydams. Enquanto em Pinhão, é o Colégio Estadual Cívico-Militar Santo Antônio. E em Turvo, a comunidade tem o Colégio Estadual Cívico-Militar Edite Cordeiro Marques. Ainda conforme o NRE, sempre que é ofertado o colégio com o Programa Cívico-Militar, também é ofertado o colégio com ensino regular.
CÍVICO-MILITAR NO PARANÁ
Embora a Região de Guarapuava não tenha novas adesões, o Paraná terá mais 82 colégios cívico-militares a partir de 2024. Esse foi o resultado da consulta pública em 126 escolas estaduais do Estado, o que representa uma aprovação de 65% ao modelo. Outras 43 comunidades escolares optaram pela manutenção do programa tradicional.
Nos dias do pleito nas escolas, o governador Carlos Massa Ratinho Junior publicou nas redes sociais um vídeo pedindo aos paranaenses para comparecerem à votação.
Temos 400 pedidos de escolas querendo virar cívico-militar, mas não temos como atender todas de uma vez. Então selecionamos 127 escolas de 50 cidades do Paraná. E estamos fazendo uma eleição democrática. Se você quer ter uma escola para ensinar cidadania e respeito ao professor, e até ter uma qualificação do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], porque as escolas cívico-militares tem um desempenho de 80% melhor no Ideb do que as escolas convencionais. Quem escolhe é a sociedade, é o pai, a mãe, o professor e o aluno.
O modelo educacional combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar. A instituição das escolas cívico-militares no Paraná ocorreu em 2020. Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas pelo Estado em 2024. Com as novas unidades, serão 288 colégios nessa modalidade no próximo ano.
Leia outras notícias no Portal RSN.