22/08/2023


Cotidiano Educação Guarapuava

Guarapuava não terá novo colégio com modelo cívico-militar

A comunidade do Colégio Cesar Stange decidiu não aderir ao modelo. No Paraná, 82 escolas se tornarão cívico-militares em 2024

Fim do ensino médio noturno Colégio Cesar Stange (Foto: Reprodução/Pexels)

Guarapuava vai seguir com apenas três colégios estaduais com o modelo cívico-militar. Isso porque a comunidade escolar do Colégio Cesar Stange no bairro Boqueirão decidiu não aderir ao programa. Na última terça (28) e na quarta (29), a Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu uma Consulta Pública com a participação de professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição.

Nesta sexta (1°), o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava informou ao Portal RSN que a comunidade preferiu a não adesão do novo modelo. Até agora, o município conta com o Colégio Estadual Cívico-Militar Mahatma Gandhi, Colégio Estadual Cívico-Militar Manoel Ribas e o Colégio Estadual Cívico-Militar Vereador Heitor da Rocha Kramer.

Além disso, outros municípios que pertencem ao Núcleo Regional de Educação também têm o novo modelo. Em Reserva do Iguaçu, há o Colégio Estadual Cívico-Militar Engenheiro Michel Reydams. Enquanto em Pinhão, é o Colégio Estadual Cívico-Militar Santo Antônio. E em Turvo, a comunidade tem o Colégio Estadual Cívico-Militar Edite Cordeiro Marques. Ainda conforme o NRE, sempre que é ofertado o colégio com o Programa Cívico-Militar, também é ofertado o colégio com ensino regular.

CÍVICO-MILITAR NO PARANÁ

Embora a Região de Guarapuava não tenha novas adesões, o Paraná terá mais 82 colégios cívico-militares a partir de 2024. Esse foi o resultado da consulta pública em 126 escolas estaduais do Estado, o que representa uma aprovação de 65% ao modelo. Outras 43 comunidades escolares optaram pela manutenção do programa tradicional.

Nos dias do pleito nas escolas, o governador Carlos Massa Ratinho Junior publicou nas redes sociais um vídeo pedindo aos paranaenses para comparecerem à votação.

Temos 400 pedidos de escolas querendo virar cívico-militar, mas não temos como atender todas de uma vez. Então selecionamos 127 escolas de 50 cidades do Paraná. E estamos fazendo uma eleição democrática. Se você quer ter uma escola para ensinar cidadania e respeito ao professor, e até ter uma qualificação do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], porque as escolas cívico-militares tem um desempenho de 80% melhor no Ideb do que as escolas convencionais. Quem escolhe é a sociedade, é o pai, a mãe, o professor e o aluno.

O modelo educacional combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar. A instituição das escolas cívico-militares no Paraná ocorreu em 2020. Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas pelo Estado em 2024. Com as novas unidades, serão 288 colégios nessa modalidade no próximo ano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo