O curso de bacharelado em Fisioterapia da Faculdade Guairacá foi reconhecido com mérito pelo MEC ao apresentar um perfil satisfatório de qualidade, ficando com média final 3.
De acordo com o coordenador do curso, o professor. Ernani José Zampier, a expectativa do reconhecimento era grande. “Estávamos ansiosos com a visita do MEC, mas ao mesmo tempo tranquilos, pois tínhamos a certeza que nosso trabalho estaria a contento dos avaliadores”, disse. Um ponto que chamou a atenção dos avaliadores, segundo o prof. Ernani, foi a transparência da instituição em todo o processo avaliativo. “Procuramos estar acessíveis e oferecer o máximo de informações para os avaliadores, isso acabou gerando comentários positivos. ”, conta. Os alunos também surpreenderam os avaliadores. “Quando procurados pelo MEC, os acadêmicos se mostraram abertos e preparados para responder os questionamentos feitos na visita”.
O coordenador, alunos e demais profissionais envolvidos com o curso comemoram o resultado. “’É bom saber que vamos formar nossa primeira turma com o curso reconhecido. Mas agora continuamos nosso trabalho, procurando criar novos cursos de extensão e ampliar nossas linhas de pesquisa. Bons resultados são naturais quando se trabalha com ética e seriedade, é esse o compromisso da Faculdade Guairacá”, afirma o professor Ernani.
CLÍNICAS INTEGRADAS, UM DIVISOR DE ÁGUAS
Outro ponto positivo que ajudou nesse resultado foi o fato dos alunos poderem contar com a estrutura das Clínicas Integradas Guairacá para o seu estágio curricular. “Para o curso, as Clínicas Integradas representam um divisor de águas. Lá o aluno tem um contato multidisciplinar com as principais especialidades da fisioterapia, esse é um diferencial que só a Faculdade Guairacá possuí”, explica o prof. Ernani.
Nas Clínicas Integradas Guairacá, são trabalhadas as seguintes áreas da fisioterapia: Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia, Neurologia e Cardiopulmonar. A estrutura oferece equipamentos modernos, além de piscina para hidroterapia, academia de ginástica e ginásio de esportes. Além disso, dentro de pouco tempo, a clínica começará a atender através de convênio com o SUS, aumentando assim a demanda por profissionais. “Nossos alunos já saem com a experiência acumulada em um centro de saúde com uma ótima estrutura, isso vai enriquecer ainda mais seu currículo”, explica o coordenador do curso.