22/08/2023
Cotidiano

Lideranças realizam hoje primeira reunião para reativar JCI em Guarapuava

Lideranças de Guarapuava realizam hoje, terça-feira (23), a partir das 19h00, nas dependências da Associação Comercial e Industrial (Acig), a primeira reunião para reativar a JCI (antiga Câmara Junior) no município. De acordo com Viviane Siqueira Ribas, uma das apoiadoras da retomada das atividades da JCI em Guarapuava, o objetivo do encontro de hoje será despertar novas lideranças para o empreendedorismo. “Guarapuava, até o ano de 2.000, foi referência para as Câmaras Juniores do País. Sempre teve lideranças de destaque em nível estadual e nacional. Nossa meta é reorganizar a JCI e poder participar em outubro da convenção nacional”, enfatiza Viviane. 

De acordo com a publicitária Giovana Pizzano Platinetti, uma das organizadoras da reunião de hoje e da retomada dos trabalhos da JCI,  o objetivo do grupo envolvido na reativação da JCI de Guarapuava é acelerar os encontros, uma vez que a meta é retomar o capítulo no município em 45 dias. “A meta dos organizadores do capítulo é estar apto para ter Guarapuava participando da convenção nacional, que acontece em outubro, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro”, explica Giovana.
.
Conforme a publicitária, a reunião de hoje estará aberta para a participação de representantes da comunidade. “É muito importante para quem quiser conhecer a realidade da JCI que participe. Nos próximos eventos faremos a multiplicação das informações que passarão a ser coletadas hoje”, acrescenta Giovana.

Guarapuava teve a Câmara Junior atuante até o ano de 2.000, quando elegeu sua última diretoria.

Participam como palestrantes do evento de hoje o vice-presidente nacional da JCI, Carlos Panken, e o ex-presidente estadual Paulo Manoel Barbosa. “A contribuição deles será fundamental para solidificarmos a importância que a JCI pode representar para novas lideranças de Guarapuava: , conclui Giovana Pizzano Platinetti.

O que é JCI?

Junior Chamber International (JCI), Inc. é uma federação mundial de jovens profissionais e empreendedores com idades entre 18 e 40 anos, os quais buscam, por meio do aprimoramento do individuo, as bases para o crescimento pessoal e de suas comunidades.

As Organizações Nacionais federadas e filiadas a JCI são ativas em mais de 6.000 unidades locais e localizadas em mais de 100 nações.

A JCI foi fundada na Cidade do México em 11 de dezembro de 1944 quando representantes de 8 nações se encontraram para criar uma organização que expressassem as preocupações globais. Destas 8 nações, a JCI cresceu e se expandiu para todos os continentes incluindo mais de 100 nações.

A JCI não tem distinção racial, religiosa ou política. É definida como “uma organização para desenvolver a pessoa humana”, na qual os jovens têm participação ativa em projetos construtivos que beneficiam a si e conseqüentemente a comunidade.

A JCI estimula nos jovens o espírito de liderança, empreendedorismo, fraternidade, humanidade, liberdade e democracia, formando, assim, cidadãos globalizados.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.