Os estudantes que ingressam no primeiro ano do ensino médio em 2024 na rede estadual têm a chance de cursar os cursos técnicos ofertados pelo Estado. As 50 mil vagas estão disponíveis em todo o Paraná. Há cursos como administração, agronegócio, desenvolvimento de sistemas, programação de jogos digitais, hospedagem e gastronomia.
Para verificar a disponibilidade, os interessados devem comparecer na escola de origem até o dia 12 de janeiro. Este é o prazo para manifestar interesse, fazer a inscrição e garantir a vaga. Conforme secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a integração tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma formação profissional aliada ao ensino médio. Permitindo assim que eles concluam os estudos e já consigam espaço no mercado de trabalho.
A iniciativa, viabilizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), oferece aulas ministradas no mesmo turno regular e dentro da mesma escola. “As aulas são conduzidas pelos professores da rede, proporcionando uma integração efetiva entre a teoria e a prática, somando o ensino profissionalizante ao regular. Ou seja, o estudante faz o ensino médio e junto um curso técnico, e conclui os dois ao mesmo tempo, em três anos”.
EXPANSÃO
Durante o curso, os alunos contam, ainda, com incentivos e orientação para estágios remunerados por meio do programa de empregabilidade. Para este ano, a expectativa é de que mais de 100 mil estudantes façam cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
A oferta de 50 mil novas vagas em cursos técnicos em 2024 impulsionará o acesso à educação profissional no Paraná. Isso porque a medida busca atender a crescente demanda do mercado por habilidades específicas. Com mais de 30 cursos disponíveis, equipados com laboratórios e materiais de última geração, a oferta de vagas vem crescendo. Em 2021, eram cerca de 14 mil vagas; no ano seguinte, saltaram para 29 mil e, em 2023, atingiram a marca de 38 mil.
Leia outras notícias no Portal RSN.