Na noite de ontem, quarta-feira (24), palestras na Semana de Enfermagem da Faculdade Guairacá abordaram problemas do município de Guarapuava. A primeira palestra da noite de estudos foi sobre a “Mortalidade Infantil na Região”, proferida por Chayane Andrade Ternopolski, que é a enfermeira responsável pelo departamento de epidemiologia. Na palestra foram retratados dados sobre a proporção de nascidos e de óbitos por localidade. “Como os acadêmicos vão estar em contato direto com gestantes, tanto no pré-natal como na hora do parto, é fundamental que eles saibam dar todas as orientações de cuidado com o bebê no primeiro ano de vida e também no acompanhamento, primando a assistência e qualidade do atendimento para deter a mortalidade infantil”, explica a enfermeira Chayane.
O segundo tema tratado na noite de ontem foram as “Zoonoses Prevalentes na Região do Centro Oeste do Paraná”, em palestra com o atual diretor do Departamento de Vigilância em Saúde do município, Fernando Pedrotti.
As zoonoses são doenças típicas de animais que podem ser transmitidas ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais e geralmente são provocadas por parasitas hospedados em animais ou por microorganismos como bactérias, fungos ou vírus. O diretor discorreu sobre as principais zoonoses da região nos últimos cinco anos, focando seu discurso na questão biológica no sentido da prevenção dessas doenças.
Assessoria