22/08/2023


Cotidiano Paraná

Morre ex-presidente da Alep, Fabiano Braga Côrtes, aos 90 anos

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) decretou luto oficial de três dias em razão da morte do ex-deputado, nesse sábado (13) em Curitiba

Morre ex-presidente da Alep, Fabiano Braga Côrtes, aos 90 anos (Foto: Reprodução/Alep)

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) lamentou  a morte do ex-deputado estadual e ex-presidente da Casa, Fabiano Braga Côrtes, aos 90 anos. Ele morreu nesse sábado (13) em Curitiba, em decorrência de leucemia. Por isso, a Alep decretou luto oficial de três dias no Poder Legislativo. O atual presidente, Ademar Traiano, falou sobre a perda.

“O Paraná perde um homem público que deu sua contribuição no Legislativo e no Executivo com retidão e eficiência. Fez muitos amigos por onde passou e deixou sua marca na Assembleia, na Câmara Federal e no governo do Paraná. Nossos mais sinceros sentimentos à família”.

O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), também lamentou a morte do ex-parlamentar. “Morreu hoje meu bom amigo Fabiano Braga Côrtes. Foi presidente na Assembleia Legislativa do Paraná. Além de deputado estadual, foi também deputado federal e secretário de Estado. Fui vereador com dois filhos dele, Fabianinho (falecido) e Felipe Braga Cortes. Também fui vereador com a prima dele, Julieta Reis”.

TRAJETÓRIA

Fabiano Braga Côrtes nasceu no dia 14 de maio de 1933, na Lapa, filho de Napoleão Côrtes e Maria Braga Côrtes. Diplomou-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1959 pela Faculdade de Direito de Curitiba. No desempenho das atividades profissionais foi procurador do Estado e, como político, vereador de Curitiba. Em 1963 foi eleito deputado estadual e ocupou a presidência da Casa entre os anos de 1979 e 1980.

Na Assembleia, fez parte das comissões Permanente de Reforma a Constituição; Terras, Colonização e Imigração; Orçamento; Agricultura, Indústria e Comércio; Saúde Pública; entre outras. Fabiano Braga Côrtes também foi deputado federal entre os anos 1983 e 1987. Além disso, foi Chefe da Casa Civil do Governo do Paraná (1980-1981), diretor da Itaipu Binacional (1989-1992) e administrador da Itaipu Binacional (1995).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo