22/08/2023
Cotidiano

Encontro estadual atrai faxinalenses de 11 municípios a Guarapuava

imagem-29617

Guarapuava está sediando a partir desta sexta-feira (26) até domingo (28) o 4º. Encontro Estadual dos Povos Faxinalenses. O evento promovido pela Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses (APF) reúne aproximadamente 150 faxinalenses de 11 municípios do estado. O encontro está acontecendo no Centro de Formação Juan Diego (Centro Indígena), na Estrada do Rocio, s/n. (Estrada de acesso está localizada no Km 348 da BR-277).

Na tarde de amanhã, sábado (27) será composta mesa com representantes do poder público, com a confirmação da presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Nazareno Iurk, os presidentes do IAP e ITCG, Ministério Público Estadual, representantes da Secretaria de Educação, deputados estaduais e demais secretárias e órgão governamentais.

Espera-se para este encontro levantar propostas de desenvolvimento sustentável para os Faxinais, que assegurem a reprodução de sua cultura, seus conhecimentos e práticas tradicionais de preservação da sociobiodiversidade, que se encontram vinculadas a seus territórios.

O tema debatido “Faxinalenses na defesa da sociobiodiversidade”, considera que a sociobiodiversidade faxinalense é um conjunto de praticas tradicionais integradas a biodiversidade de espécies naturais, manejadas por intermédio do extrativismo sustentavelmente, associando-se a práticas e conhecimentos tradicionais de preservação ambiental e cultural. Sendo esta, uma potencialidade para o desenvolvimento sustentável desses povos.

Os povos faxinalenses, auto-definidos e reconhecidos como comunidade tradicional, tem sua formação datada no início do século XVIII. Essa comunidade tem sua organização baseada no uso comum dos recursos naturais, sobretudo através da formação de criadouros comunitários, preservando a paisagem florestal nativa.

O Mapeamento Social realizado pela Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses em parceria com o Projeto Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil no ano de 2008, revelou a existência de 227 faxinais no Paraná, com uma estimativa aproximada de 40 mil faxinalenses.

No entanto, essas comunidades têm sua cultura secular ameaçada pela expropriação de seus territórios tradicionalmente ocupados. Frente a este cenário, desde o ano de 2005 essas comunidades tem se organizado para enfrentar seus conflitos principalmente socioambientais, a fim de resgatar sua identidade étnica e coletiva. Em 2005, realizou-se o “1º. Encontro dos Povos dos Faxinais”, desde então, os encontros dos povos faxinalenses tem acontecido de dois em dois anos, tendo a sua quarta edição neste ano.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.