Três municípios da Região de Guarapuava vão receber medidores inteligentes de energia. A automação do sistema é do programa Rede Elétrica, que leva soluções para diversos lugares do Paraná, como Inácio Martins, Irati e Prudentópolis.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a tecnologia passa pela troca do relógio de luz nas unidades consumidoras. Atualmente, a Copel faz o trabalho em 16 municípios, nas Regiões Metropolitana de Curitiba, Centro-Sul e Campos Gerais.
Conforme as informações, a previsão é que durante o mês de março, outros sete municípios recebam a visita dos profissionais. A troca do medidor leva 30 minutos, período em que é necessário desligar a unidade consumidora. O serviço não tem custo nenhum para os clientes. Os funcionários da Eleng, empresa contratada da Copel, estão devidamente identificados.
A vantagem da modernização, segundo a Agência, é que o consumidor pode acompanhar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel. Além disso, a equipe tem a possibilidade de executar comandos remotos, agilizando serviços rotineiros. Como a ligação e religação de energia, e retorno da luz quando ocorre desligamentos, como em temporais, por exemplo.
Leia outras notícias no Portal RSN.